quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mais gordura! Menos carboidratos!

As gorduras tem um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. Vitaminas de extrema importância só podem ser absorvidas pelo corpo humano com o auxilio das gorduras, os principais hormônios do corpo são fabricados a partir das gorduras. Se fosse mencionar todos os processos onde as gorduras são imprescindíveis no organismo humano, precisaria de centenas de folhas.

As gorduras devem fazer parte de uma dieta equilibrada, mesmo para indivíduos que tenham como objetivo a perda de peso. O CORPO HUMANO PRECISA DE GORDURA, PRINCIPALMENTE AS CHAMADAS GORDURAS ESSENCIAIS, presentes no azeite de oliva, nas nozes, castanhas, amêndoas, óleo de coco, abacate, linhaça, entre outros...

Infelizmente a indústria alimentícia tem negligenciado um pouco esse importante macronutriente, seguindo uma vertente que nas ultimas décadas tem condenado esse alimento. Os consumidores foram convencidos de que um produto para ser de boa qualidade não deve conter gordura .

Uma análise moderna das dietas neo paleolíticas deixam claro que nossos ancestrais eram bem desenvolvidos em termos físicos com uma ossatura de atletas de elite como os atuais atletas, combinando velocidade e força. Porem apesar de termos praticamente os mesmos genes de nossos ancestrais, nossos hábitos alimentares mudaram drasticamente, principalmente nos últimos dez mil anos. Toda essa harmonia alimentar e genética foi alterada, principalmente com o desenvolvimento da agricultura. Ocorreu a introdução de grãos (fonte de carboidratos) como alimento básico e a diminuição do consumo de proteína animal e gorduras. Lembrem-se que do ponto de vista evolutivo, dez mil anos são apenas um abrir e fechar de olhos. Os genes humanos tem se adaptado de forma relutante aos novos hábitos alimentares e o homem tem sido geneticamente incapaz de lhe dar com isso. Quantidades inadequadas de carboidratos de alta densidade tem gerado reações insulínicas exageradas.

Na verdade o problema não são as gorduras e sim o excesso de carboidratos “ruins” e as quantidades inadequadas – exageradas, onde todo “produto alimentício” (aquele que vem embalado do mercado, de fácil manuseio e rápido preparo) contém.

Moderar o consumo de carboidratos “ruins” (já que sabemos que os carboidratos geram uma resposta metabólico-hormonal à sua ingestão que eleva os níveis plasmáticos de insulina e a insulina é um hormônio que tende a aumentar os depósitos de gordura), dar preferência as fontes de proteínas com boa biodisponibilidade e acrescentar as gorduras boas é o caminho para uma saúde em dia e corpo bonito!

Texto adaptado do autor: Sergio Sheman – www.gymjounalblog.com

Um comentário:

  1. Boa noite,

    Estou muito surpresa e feliz por existir um site tão abrangente a respeito da dieta do Dr Atikns.

    Sou uma das autoras do site PrimalBrasil.com.br . Meu marido publicou recentemente um livro chamado "A Dieta dos Nossos Ancestrais". Segue um link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30351476&sid=91001119014109295054643560

    Gostaria de saber se você tem interesse em fazermos uma parceria. vocês poderiam publicar uma entrevista em seu site e vise versa, ou algo do gênero.

    Grata

    Bruna

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