sábado, 27 de outubro de 2012

Cheesecake de Limão na Casquinha de Amendoim



 Olá amigos, comprei uma farinha nova, farinha de amendoim e tentei fazer umas receitinhas porque ela tem menos carbos do que a farinha de amêndoas.

Ingredientes
Base
50g PIS
100g farinha de amendoim
50g manteiga temperatura ambiente
1 ovo
Adoçante a gosto

Recheio
1 pote cream cheese
1 caixa de creme de leite
2 ovos
Suco de 2 limões (ou 1 pacote de suco cligh)
Adoçante a gosto 

Preparo

Misture os ingredientes da base, lembarndo que a manteiga precisa estar em temperatura ambiente;
Forre uma forma (se quiser desenformar precisa ser com fundo removível) com essa massa, fure com um garfo o fundo para não levantar na hora de pré-assar;
Asse por 10 a 15 minutos em forno pré-aquecido a 200° a base que será a crosta da cheesecake; 
Bata os ingredientes do recheio, ovos, creme cheese, creme de leite, limão, e se necessário acrescente adoçante a gosto
Leve ao forno novamente por mais 20 minutos ou até começar 
a dourar ou "rachar". Retire do forno e deixe esfriar antes de desinformar.
Delícia, só comer!!!!!



O Cheesecake tem história! Os gregos antigos já apreciavam um certo bolo doce, à base de queijo fresco, mel, farinha e ovos. Escritos contam que [acredite se quiser] pequenos desses bolos de queijo foram servidos aos atletas dos primeiros jogos olímpicos da história, em 776 a.C.!
 
Documentos romanos do início da era cristã também falam de dois bolos doces de queijo, Libun e Placenta, que eram ofertados aos deuses nos templos, e cujo preparo era muito semelhante ao nosso Cheesecake. Acredita-se que a receita se espalhou pela Europa através da dominação romana, sempre com variações do queijo, conforme a região [no século XVI, um livro de costumes da vida doméstica inglesa no período Tudor apresenta uma receita de torta de queijo doce. E na França, na idade média, a torta de queijo era preparada com um queijo cremoso chamado Neufchatel, típico da região homônima].

 
Nos Estados Unidos, variações de tortas de queijo chegam trazidas pelos povos colonizadores. O desenvolvimento de um queijo cremoso pasteurizado, o famoso Philadelphia,  por leiteiros nova-iorquinos no século XIX, definiu o principal queijo a ser utilizado nas receitas. O famoso NY Style Cheesecake, receita dos judeus de Nova Iorque, tem o Philadelphia, ou cream cheese, como ingrediente principal.
A versão ATkins pode ser chamada de Americana pois também vai creme cheese!!!
 
 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Amendoim é mais indicado na PPC, no entanto, se vc estiver fazendo indução estendida, pode usar, só precisa contabilizar os carboidratos. beijos

      Excluir
  2. Opa!
    Já "favoritei" esta também! Rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir