quinta-feira, 11 de outubro de 2012

L-carnitina: minha experiência


Boa noite amigos, antes de viajar neste feriadão gostaria de deixar uma dica sobre a suplementação na dieta Atkins. Bom, começo por dizer que nunca apresentei os resultados milagrosos que vejo por ai de perder 15 kilos em 1 mês, faço a dieta desde 3 de maio e perdi 7 kilos e meio, mas não reclamo, como faço muita atividade física troquei boa parte da massa gosda por massa magra, isso faz com que não apareça tanto resultado na balança. Mas desde que comecei a usar esse suplemento percebi mudanças significativas na minha perda de peso.
Para quem faz a dieta e ainda não faz reposição de vitaminas eu diria: cuidado, toda a fraqueza que você sente é decorrente disto, Dr. Atkins disse que não se pode fazer essa dieta sem tomar as vitaminas em cápsulas. 
Mas hoje vim dizer que estava me sentindo sem força para malhar, cansando muito rápido mesmo. Comecei a tomar um WHey Protein antes de malhar a ajudou um pouco, mas ainda não tava bom. Tomo de vez em quando o Thermo Cuts Black, que é a base de cafeina, mas me tira o sono. Esse mês vi que algumas colegas do grupo Atkins Flex do facebook estavam comentando sobre o uso do Picolinato de Cromo e sobre a L-carnitina. Como eu gosto de provar, comprei e fui tomar sem muita pretenção. Senti uma mudança enorme na disposição na hora dos treinos, antes quando já estava morta, essa semana estava pulando como uma criança. A carnitina inicialmente era vista como um aminoácido, depois foi categorizada como vitamina, porém os ultimos estudos mostram que ela é produzida pelo organismo (mesmo que em pequenas quantidades) e por isso não pode se chamar de vitamina, assim passou a ser classificada como suplemento. 
Fui atrás dar uma lida para ver qual suplemento poderia auxiliar no desempenho, já que eu desconhecia suas particularidades. Pelo que pesquisei, os efeitos que senti são decorrentes do uso da L-carnitina, fiquei tão feliz que resolvi compartilhar com vocês. 
Quero só esclarecer que alguns autores dizem que não foi nada comprovado, estou aqui relatando a minha experiência, em caso de dúvidas procurem um nutricionista ou um médico.
Vale lembrar que o Dr. Atkins aconselha o uso da Carnitina em doses de 1000 a 2000mg ao dia.

Dica: algumas marcas de vitaminas e suplementos contém amido ou malto na sua composição, fique atento e leia bem as informações nutricionais para não travar a dieta!!!



A carnitina é um composto orgânico nitrogenado, presente em todo organismo, responsável por garantir o transporte da gordura para o interior de uma organela, responsável pela geração de energia no corpo humano. Uma vez dentro dessa organela, a gordura é oxidada, gerando energia para o corpo utilizar nos mais diversos tipos de atividades. Sem a carnitina não há como a maior parte da gordura, disponibilizada para a geração de energia, atravessar a membrana dessa organela e se tornar substrato disponível para a oxidação e geração de energia. A suplementação desse composto faz com que o organismo, durante as atividades físicas, utilize uma maior quantidade de gordura como fonte energética, favorecendo, dessa forma, a perda de peso e diminuição da gordura corporal.
De maneira geral, a L-Carnitina atua facilitando a utilização da gordura no organismo para a geração de energia. O resultado disso é a perfeita escultura dos grupos musculares, no caso da definição, e redução substancial dos depósitos de gordura localizada.

Saiba um pouco mais como atua a L-carnitina no emagrecimento:

# A gordura em excesso, além de configurar como um problema estético, traz diversas consequências negativas à saúde;

# O tecido adiposo é o maior reservatório de energia do corpo humano, armazenada sob forma de gordura no interior das células;

# A mitocôndria é uma organela encontrada nas células responsável pela respiração celular e conversão de diversas substâncias em energia, assim, sem carnitina a gordura não atravessa a membrana mitocondrial e precisa sofrer reações enzimáticas para atingir seu local de oxidação;

# É neste momento que a L- carnitina realiza as reações enzimáticas e faz o transporte das gorduras para dentro da mitocôndria;

# Dentro da mitocôndria, a L-carnitina estimula a oxidação (geração de ATP- Energia) e aumenta o fluxo metabólico do ciclo de Krebs;

# A L-carnitina age na queima de gordura dentro da mitocôndria, gerando energia para o funcionamento dos músculos durane os exercícios.


 outra fonte...

L-Carnitina é um nutriente de extrema eficiência utilizado por pessoas que procuram não perder tempo na hora de melhorar o condicionamento físico. Por proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo, ela acaba funcionando como um mix que ajuda o corpo a produzir mais energia, colabora para a perda de peso, aumenta as defesas imunológicas, atua no desenvolvimento das faculdades mentais, e ainda abaixa os níveis de colesterol e triglicerídeos. 

1. O que é a L-Carnitina:
A L-Carnitina é um nutriente que fornece todos os benefícios mencionados acima e muito mais. Apesar da L-Carnitina ser uma substância natural, fabricada pelo próprio corpo, ela também pode ser consumida através de cápsulas, composição líquida ou através dos alimentos, pois também é encontrada na proteína animal. Infelizmente, a L-Carnitina não é uma substância muito conhecida e, frequentemente, passa despercebida para pessoas interessadas em complementar sua dieta com nutrientes saudáveis. 

2. Como a L-Carnitina é produzida:

O corpo produz L-Carnitina naturalmente. Esse processo acontece através da Lisina, da Metionina, da Vitamina C, Vitamina B3, Vitamina B6 e do Ferro. Portanto, tecnicamente, ela não é considerada um "nutriente essencial". A L-Carnitina não é produzida em grande quantidade. Por isso, para aumentar suas potencialidades benéficas é recomendada a ingestão de suplementos com a substância.
Não há contra-indicações ao uso da L-Carnitina, pois ela não é uma substância tóxica. A maioria dos adultos consome cerca de 50 mg por dia em uma dieta balanceada, o que não é considerado suficiente.

3. Qual é a função da L-Carnitina: 
"Sua função é servir como veículo para a transferência da gordura corporal, seguida pela beta-oxidação. A interrupção das funções normais da L-Carnitina leva a hepatite, ao aumento da gordura muscular e afeta os sintomas neurológicos. Essas desordens podem ser corrigidas através de suplemento com os nutrientes apropriados. Dessa forma, a L-Carnitina deve ser adicionada a lista dos nutrientes essenciais." (Simpósio de nutrientes essenciais.)

4. Como a Carnitina age no seu corpo: 

A Dra. Mary Eades, ao descrever a Carnitina disse: "A forma mais clara de ver a Carnitina agindo no seu corpo é através da queima de gordura, que gera a energia necessária para o funcionamento dos músculos e do coração. A gordura queimada pelo organismo deve ir para a mitocôndria, onde ocorrem as atividades químicas dentro das células. A Carnitina carrega estas moléculas de gordura até a mitocôndria para serem queimadas lá. Sem Carnitina suficiente, as moléculas de gordura não entram na mitocôndria e acabariam retornando para o sangue, o que causaria o aumento do número de triglicerídeos".

A L-Carnitina também promove o aumento do "bom" colesterol (HDL), ajudando a manter as artérias coronárias livres da placa. O que também pode ajudar a baixar a pressão arterial.

5. A L-Carnitina como auxílio na queima da gordura corporal e na perda de peso: 

A L-Carnitina faz parte do mecanismo que transporta a gordura corporal para a mitocôndria. Mitocôndrias são componentes físicos existentes em nossas células, responsáveis por queimar a gordura corporal através de dietas e exercícios. Uma vez que a gordura é transportada para a mitocôndria, ela é convertida em energia para o corpo. A L-Carnitina também aumenta a função do fígado.

Robert Craydon, autor do livro: "O milagre da Carnitina" afirma: "Não espere que a Carnitina sozinha faça milagres. Ela é capaz de promover a perda saudável e permanente de peso se houver a combinação de um programa de exercícios, uma dieta rígida e a ingestão de 500 a 2000 mg por dia da substância. Além disso, a Carnitina se tornou essencial numa dieta pobre em carboidratos"

6. Dose diária recomendada: 

Robert Craydon, continua, "Para a perda de peso e aumento da imunidade, comece com 500 mg por dia, que devem ser tomadas de estômago vazio, pela manhã, antes do café. Eu não recomendo mais que 3000 mg por dia. A dose ideal vai de 500 mg a 2000 mg por dia. A Carnitina não deve ser tomada antes de dormir, porque os níveis de energia" podem aumentar, o que pode acabar provocando uma insônia".

7. Existem dois tipos de Carnitina: 
Existem dois tipos de Carnitina: a L-Carnitina e a D-Carnitina. As iniciais "D" e "L" referem-se as orientações dadas as moléculas químicas. A molécula "D" (ou dextro molécula) possui rotação para a direita. Mudando a rotação, mudam as propriedades químicas. Esse é o caso da D-Carnitina. Ela não é recomendada para o consumo humano e não está presente nos alimentos, diferente da L-Carnitina.

8. Os efeitos da L-Carnitina no corpo de quem faz exercícios:"A L-Carnitina, quando tomada por atletas como complemento alimentar, não só tem um efeito estimulante no metabolismo da gordura, mas também tem efeitos positivos do ponto de vista do sistema imunológico." (Jornal alemão de medicina esportiva 1992.)

"Nós investigamos os efeitos dos suplementos de L-Carnitina nos atletas. Após três semanas, a gordura corporal diminuiu significativamente e o peso continuou constante." (Jornal alemão de medicina esportiva. 1993.)

Bibliografia:

- "Carnitine: An Extraordinary Nutrient with Many Applications," Robert Crayhon, M.S., Total Health Magazine, October 1996.
- "The Doctors Complete Guide to Vitamins and Minerals," Mary Dan Eades, M.D., Dell Publishing Group, May 1994.
- "L-Carnitine: The Fat Burning Factor!", Bill Bailey, Ph.D., CNHP

35 comentários:

  1. Jully é bom que se diga que a L-Carnitina foi proibida pela ANVISA e só pode ser usada por indicação médica. Falei com o Flávio sobre essa proibição e ele confirmou, por isso desisti de comprar, sabe?

    bjo querida
    andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      A informação que pesquisei foi que ela foi liberada no Brasil este ano....

      A L-carnitina é encontrada a venda em cápsulas, barras, líquidos ou alimentos. Normalmente é comercializada em lojas de Suplementos Esportivos tanto no Brasil quanto no exterior. Apesar de muito utilizada a alguns anos em outros países, a L-carnitina foi liberada pela ANVISA para venda no Brasil somente no início de 2012.

      http://www.saudecominteligencia.com.br/l-carnitina.htm

      Excluir
    2. Em 2003 eu utilizei a L-Carnitina e naquela época só achava ela importada mesmo, vou dizer sobre como meu organismo reagiu, estava com 89 kilos e 1.65 de altura mais ou menos, tava parecendo uma bolinha na época, em 3 meses usando apenas esse suplemento, perdi 9 kilos de aeróbico eu só fazia bike e a alimentação não mudei nada, atualmente já tentei suplementos bem caros como lipo 6 black e não tive o mesmo resultado, no meu organismo a l-carnitina foi algo realmente fantástico, por um tempo ficou difícil de acha-la, agora que voltou vou tentar ela novamente para ver se consigo resultado similar, atualmente tenho 1.73 e 95 kilos, estou tomando Black Burner (suplemento safado, só faz suar e nada mais pois em sua formula só tem cafeina)Ripped Fast e L.A. perdi 3 kilos, estou secando e ao mesmo tempo ganhando músculo porém espero ter um resultado melhor com a L-carnitina novamente, para você que está com dúvidas, vale a pena experimentar pois pode te surpreender!

      Excluir
    3. Comprei hj amanhã vou começar a tomar, volto pra falar o resultado!

      Excluir
  2. Para mais informações direto da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/1ed6408049d99a1dab6daf6dcbd9c63c/Consulta+Púlblica+N°+1+GPESP.pdf?MOD=AJPERES

    ResponderExcluir
  3. Detalhe do Produto : L-CARNITINA EM TABLETES
    Nome da Empresa: NEO NUTRI SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS LTDA
    CNPJ: 02.403.427/0001-66 Cadastro: 6026985
    Produto: L-CARNITINA EM TABLETES
    Categoria: NOVOS ALIMENTOS E NOVOS INGREDIENTES
    Registro: 626980075
    Processo: 25003.150002/2012-96
    Vencimento do Registro: 05/2017

    Marca: NEONUTRI
    CARNIPURE
    HARDCORE
    UNDERGROUND
    MASTER LINE
    SDS
    ABSOLUTE
    PREMIER NUTRITION
    L-CARNSLIM
    Embalagem: PLASTICA - Primária
    Local de Fabricação:
    Fabricantes Nacionais
    [sem dados cadastrados]
    Fabricantes Internacionais
    [sem dados cadastrados]


    ResponderExcluir
  4. Oi Jully,
    No face vc me disse sobre a l carnitina, vou mandar manipular, oq acha?
    bjs chelly jaccoud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem saberia te responder, nao sabia que dava para manipular. De qualquer forma vá numa farmácia de confiança!!!! Beijos... Tz eu compraria pela primeira vez industrializado, depois manipulado e compararia os resultados.... Depois me conta o que achou.... Bjs

      Excluir
  5. Em 2003 eu utilizei a L-Carnitina e naquela época só achava ela importada mesmo, vou dizer sobre como meu organismo reagiu, estava com 89 kilos e 1.65 de altura mais ou menos, tava parecendo uma bolinha na época, em 3 meses usando apenas esse suplemento, perdi 9 kilos de aeróbico eu só fazia bike e a alimentação não mudei nada, atualmente já tentei suplementos bem caros como lipo 6 black e não tive o mesmo resultado, no meu organismo a l-carnitina foi algo realmente fantástico, por um tempo ficou difícil de acha-la, agora que voltou vou tentar ela novamente para ver se consigo resultado similar, atualmente tenho 1.73 e 95 kilos, estou tomando Black Burner (suplemento safado, só faz suar e nada mais pois em sua formula só tem cafeina)Ripped Fast e L.A. perdi 3 kilos, estou secando e ao mesmo tempo ganhando músculo porém espero ter um resultado melhor com a L-carnitina novamente, para você que está com dúvidas, vale a pena experimentar pois pode te surpreender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc dividiu sua experiência com a gente... eu continuo tomando a L carnitina...mas acho fundamental não sair da dieta pois é claro que iremos engordar... Espero que vc consiga emagrecer novamente, mas tente manter... por experiência... quanto mais o tempo passa, mais é difícil emagrecer!!!! beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Puxa vida parabéns pelo blog! Encontrei suas informações aqui, depois por coincidência no Face na comunidade Atkins Flex, e retornei ao seu blog. Verifiquei que você utiliza Whey Protein. Eu tenho dificuldades de comer ovos pela manhã e gostaria de algo líquido, e pensei em tomar o Whey Protein. Encontrei uma marca da Nutrilatina com 0 de carboidratos. Você acha que seria uma boa opção para café da manhã ou lanche da tarde? Verifiquei que as pessoas não utilizam em duas dietas. Um grande abraço e parabéns mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não toma, porque é muito caro. Se não tiver carboidratos, pode tomar sim. Eu sugiro que use apenas 1 vez ao dia. Beijos

      Excluir
  7. Olá Jully! meu nome é CAROL comecei o regime dia 27 de Fevereiro, já eliminei 9.500 só que estou hiper resfriada rsrsr ouvi dizer que pode tomar a vitamina Centrum? E sobre a L-Carnitina? essa que vc postou é a que esta usando ? hoje tomei vitamina C uma que diz que é sem açucar será que tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, Parab´nes pela sua perda, foi muito boa. É fundamental tomar um multivitaminico pode ser o Centrum, o HO2 ou ainda o Opti-women (o melhor na minha opinião)Eu já usei de várias marcas. Até agora a que mais gostei foi a da Neonutri. Hoje de manhã li que a Vit C ajuda no metabolismo da carnitina. Não tem problema tomar Vit C sem açucar, pelo contrário. O ideal é tomar 1000 mg de Vit C por dia. Gostei das marcas Sundown e HO2. Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Jully! só mas uma perguntinha ahuah L-Carnitina 1000mg ou de 500?

      Excluir
    3. Carol, o Atkins recomenda doses diárias de 2000mg. Se vc comprar de 500, terá que tomar 4 capsulas, ne? beijos. Depois me conte o que achou...

      Excluir
  8. Já percebi que este assunto dos suplementos é bastante polemico :)
    Eu vou experimentar. OBRIGADA :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.... prove e volte para contar o que achou... bjs

      Excluir
  9. Você tomar que horas? meu objetivo é emagrecer, me indicaram 1 em jejum e 1 antes do treino.

    att

    ResponderExcluir
  10. Mari, tomo de manha no café da manha e 1 h antes do treino a tarde....

    ResponderExcluir
  11. Puxa, amei seu blog....entrei nessa de me cuidar a pouco mais de 1 mês e já obtive muitos resultados bons...mas preciso de receitas...que encontrei aqui...dicas...e várias outras coisitas !!!! parabéns...agora vou te seguir sempre !!!

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia, Tomo l carnitina a tres semanas e realizo exercicios fisicos desde q comecei a tomar !!


    O problema é que aumentei tres kilos na balança! Isso é normal?? Lembrando q estou praticando exercicios fisicos e diminui muito minha alimentação!

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ver se esses kilos são de massa magra. A balança não mostra a diferença entre gordura e massa magra. Se ganhar músculos, vai pesar mais. abçs

      Excluir
    2. Obrigado jully, isso q estou achando, mas outra duvida minha é se tomando l carnitina posso ganhar massa magra assim facil!

      Obrigado de novo xD

      Excluir
    3. Obrigado jully, mas tem como ganhar massa magra assim facil tomando l carnitina?

      xD

      Excluir
    4. Não sei mesmo... Precisaria fazer uma avaliação por algum profissional e acompanhar isso. Mas engordar, ou ganhar gordura, fazendo exercícios e diminuindo a comida, acho bem difícil tb, ne?

      Excluir
  13. Jully comprei um sumplemento vitaminico e na descriçao dele tem como ingrediente a "Maltodextrina" só que esta entre parenteses escrito "(excipiente)" sera que posso tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome este para não jogar fora, mas evite a maltodextrina. Excipientes são as substâncias que existem nos medicamentos/suplementos e que completam a massa ou volume especificado. Mas não deixar de estar presentes. Bjs

      Excluir
    2. Jully, Gostaria de saber sua opinião sobre o Poli aminoacid 38000!! Ele ajuda na queima de gordura junto a exercicios? ou ele cria massa? Tenho essas duvidas pois cada lugar q pesquiso diz algo diferente !!!

      Obrigado

      Excluir
    3. João, eu não conheço o produto e nunca tomei. Dei uma olhada e achei que tem muitos carbos...da integralmedica tinha 9g.... Fora isso ele é ok...mas como te disse, nunca usei.

      Excluir
  14. Qual e a melhor Carnitina, sempre vejo da mid labs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da Mid acho cara e nunca comprei... Deve ser boa. Eu gostei bastante da Neonutri, mas agora no verao é melhor a liquida, pois a em capsula estraga, pelo menos comigo aconteceu e tb acabei de ver uma na loja tb estragada, toda esfarelada. Sempre sugiro que prove algumas marcas e veja qual é melhor pra vc.... Bjs

      Excluir
  15. Oi Jully... sou nova aqui no seu blog e estou lendo bastante sobre Atkins, pois pretendo começar logo esta dieta. Minha pergunta sobre este post é: a carnitina faz algum efeito mesmo sem exercícios? Seria recomendado mesmo assim?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seu efeito aparece mais quando tem um estímulo físico. Acho que não vale a pena tomar sem exercícios. abç

      Excluir