sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sorbeto al Limone: Sicília Atkins



Um sorbet é uma iguaria gelada feita à base de frutas. Tipo um irmão do sorvete, com algumas diferenças: é preparado com água e não contém gorduras (a versão não-Atkins!!!).




Eu tive mais contato com o Sorbet na Itália, chamado de Sorbetto. Lá além do sorbetto de limão é muito comum a granita de amêndoas (mas esta receita ainda estou elaborando).  
Mesmo não sendo à base de água e frutas é possível fazer uma versão Atkins para o Sorbetto Italiano, para chegar na textura ideal é fundamental utilizar o Emulsificante. 
*Se utilizar o suco pode ser usado na fase de indução, caso utilize o 
limão aconselho para a fase de PPC.

Ingredientes
2 caixas de creme de leite (geladas)
1 pacote de suco Cligh Limão (ou suco de 2 limões)
Adoçante a gosto (opcional)
2 colheres de emulsificante
1 copo de água
Raspas de limão a gosto

Preparo
Diluir o suco na água;
Bater o suco, o creme de leite, e adoçante (se necessário);
Acrescentar o emulsificante e bater por 3 minutos;
Colocar na geladeira;
 (se quiser coloque o sorbetto no freezer 1 hora antes de servir); 
 



A proveniência é contextada como a maioria das iguarias que ultrapassam a barreira do tempo. Alguns estudiosos acreditam que vem dos árabes a palavra  "sherbeth" (bebida fresca), alguns dizem que vem dos turcos a partir da expressão "sharber" (sorver), outros indicam ligação com a expressão latina ”sorbeo-es-sorbui” (srover e sugar). Em qualquer caso sabe-se que o nome "sorbetto" começa a ser usado na Idade Média para falar de bebidas para sugar feita de frutas frescas.

A primeira receita escrita de sorbetto italiano aparece em 1570 no livro "Opera" de Bartolomeo Scappi. No século XVII conquistou o paladar da burguesia raças aos novos conhecimentos tecnológicos e os menosres custos dos ingredientes.




O Siciliano Francesco Procopio dei Coltelli através de “Café Procope”, aberto em Paris em 1686 que difundiu o consumo de "sorbetos" especiais na burguesia européia. Até mesmo Luiz XIV assegurou um fornecimento exclusivo à côrte da "água gelada".


Diferentemente do sorvete, seu parente próximo destinado para a sobremesa, os sorbets são indicados para compor a refeição. Os franceses costumavam servir o sorbet como um entremets, ou seja, um entrepratos. Entre um prato e outro, um sorbet para limpar o paladar.

Há três tipos diferentes de sorbet:

Sorbet -
possui uma quantidade acentuada de vinho e licor

Spoom -
Sorbet em que a massa é mais espumosa

Graint -
os pequenos cristais de gelo da massa são quase líquidos

 

5 comentários:

  1. aqui se usa o sorbet qdo vai mudar radicalmente o paladar em um jantar, tipo a entrada foi coquetel de camarão e será servida uma carne... aí vem o sorbet no meio pra "limpar" o paladar... mas é o de agua... rsrsrs

    esse deve estar delicinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, passei no teu blog e dei boas risadas.....já perdeu 20 kilos? Parabéns.... Vc nao falou de onde vc é.... Aqui se usa sorbet...onde? Fiquei curiosa... Nao enfatizei essa informação, pq a versão Atkins é com creme de leite, aí nao acho que combina muito pra limpar o paladar, mas vc tem razão, ela serve bem pra isso. A versão da Sicília, o Sorbetto, já é mais comum como um refresco, cafe da manha com brioche

      Excluir
    2. Cont..... Ou como sobremesa mesmo.... Experimente pq lembra bem o original...depois conte o que achou. Beijocas

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu sou de São Paulo, aqui os grandes buffets usam o sorbet pra limpar o paladar eles serve naquelas copinhos compridinhos de stanheguer uma graça...

    e sou da Atkins Flex tb... sou a Luciane Ordonhez é que a foto tá diferente... rsrsr que bom que gostou do meu bloguinho, mas por enquanto foram 14 kilos... faltam 20 ainda... afffffffffffffffffff bóra lá né!!! vou tentar fazer sim, um pouco pra experimentar, deve parecer com torta de limão que amoooooooooooooooooo apesar de n ser docenta!!!

    é que moro sozinha e dá uma preguicinha de cozinhar, aí fico no danoninho rsrrsrs

    bjoka pra ti!!!

    ResponderExcluir
  3. já fiz 2 vezes, uma com suco de morango e outra com limão, a de limão com certeza é a melhor, mto gostoso
    bjos

    ResponderExcluir