quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Abóbora em cubos: adoçando a indução!

Boa noite amig@s....
Estou dando uma fugidinha dos trabalhos do mestrado para postar esse doce maravilhoso que fiz com minha mãe durante o feriado. Espero que gostem!!!


Segundo Atkins é permitido comer abóbora desde a indução. 
No seu livro ele fez uma distinção entre abóbora de verão (1 peq. com 7g de carbos) e abóbora de inverno (1 peq. com 16g de carbos). Essa medida como sendo "grande ou pequena" é muito relativa e procurei algo mais específico para podermos contabilizar os carboidratos diários. Assim, o que encontrei foi que podemos contabilizar 12g de carboidratos por cada xícara de abóbora cozida e amassada.

No final da receita coloquei a diferença entre essas abóboras, é bem legal conhecer, não imaginava que existiam tantos tipos diferentes!!

 Vamos a receita...

Ingredientes
2 abóboras médias de pescoço
Canela em pau a gosto
 Cravo da índia a gosto
Adoçante Doçurinha a gosto
1 xícara de cal virgem³ (opcional)
 

Preparo
1. Tire a casca da abóbora cuidando para não deixar o verde da casca;


 2. Corte ao meio de retire o miolo;
3. Corte em cubos médios e reserve;


4.  Prepare a cal, dilua 1 xícara de cal virgem em 1 litro de água, mexa bem até ficar homogêneo;
(Se não quiser a abóbora durinha, pule a etapa com a cal).

 

 5. Coloque a abóbora picada na cal virgem de deixe descansar 2 horas (se quiser um pouco dura) ou de um dia para outro (se quiser ela mais durinha, eu deixei durante a noite de molho na cal);


 6. Lave MUITO bem a abóbora e retire TODA a cal, ela já fez seu papel que era endurecer a parte externa dos cubos;


 7. Coloque em uma panela e deixe soltar água, diferente da abóbora moranga, esta de pescoço é um pouco mais seca, então pode ser necessário adicionar 1 xícara de água. Neste momento, coloque a canela em pau (ou em pó se preferir) e o cravo. Acrescente o adoçante, vai colocando aos poucos (1 ou 2 pazinhas) e veja ao final se é necessário adoçar mais, pois o Doçurinha só "amarga" 
se usado em excesso. 
O ponto é quando os cubos de abóbora estão durinhos por fora e macios por dentro.


 Ficou muito bom, a receita é muito fácil, a única coisa chata é descascar a abóbora, mas vale a pena... estou pensando em fazer novamente essa semana!!!! 



 Sobre abóboras... 

As abóboras são frutos nativos do “Novo Mundo”. Elas são encontradas em abundância por toda a América do Sul e há evidências de que eram consumidas nesta região há mais de 2000 anos. O explorador espanhol Francisco Pizarro descobriu as abóboras de inverno no Peru e levou as sementes de volta para sua terra natal. Arqueólogos desenterraram caules, peles e sementes de abóboras de verão nas cavernas sob as Montanhas Tamaulipas no México, que datam de 7000 a 5000 AC. Naquele tempo, os habitantes das cavernas começaram a cultivar abóboras, juntamente com feijões e pimentas.
 
 
As abóboras de verão, são clarinhas por dentro, como a abobrinha (courgettes), o pepino e a pattypan squash são encontradas durante os meses de verão e possuem um ciclo de vida menor que as abóboras de inverno.
 

As abóboras de inverno (como a moranga e a abóbora de pescoço), são grandes e têm o exterior de cor amarelo intenso ou laranja. Seu interior é laranja escuro; esteticamente elas são um dos vegetais mais interessantes por seu tamanho avantajado.


 
As abóboras de inverno tendem a amadurecer mais que as de verão. Elas possuem a casca mais espessa e sementes mais grossas com a polpa entre o amarelo escuro e o laranja, e precisam ser cozidas por mais tempo. Apesar da maioria das abóboras de inverno estar disponível durante o ano inteiro, elas são melhores entre o começo do
 outono e o final do inverno.  



Tipos de Abóbora¹:
  1. Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca: Ela é a maior chegando a pesar 15kg, com casca verde escura com rajadas alaranjadas. Essa abóbora é fibrosa  e bem úmida, sendo ótima para pães, doces, salgados e também em saladas quando ralada fininha. 
  2. Moranga: Famosa pelo tradicional prato praiano “Camarão na Moranga”. Possui grumos e tem cor alaranjada, é usada principalmente para refogados e sopas.
  3. Abóbora Italiana: A mais famosa e fácil de encontrar, ótima para refogados, pode ser grelhada e recheada.
  4. Abóbora Libanesa: É semelhante a abóbora italiana e serve para ser recheada, refogada ou feita no vapor.
  5. Abóbora Japonesa ou Cabotía: Essa espécie é bem seca, uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, ela é usada principalmente para pratos salgados, purês e nhoques.
  6. Abóbora Paulista: É uma abóbora seca, idêntica a menina brasileira, só que colhida precocemente, seu peso não passa de 1,5kg e  pode ser usada em refogados e doces.
  7. Abobrinha Menina Brasileira: Ótima para refogados sua melhor época é em outubro.


Abóbora moranga cozida e amassada
Quantidade 1 xícara
Água (%) 94
Calorias 50
Proteína (g) 2
Gordura (g) Traços
Ácido Graxo Saturado (g) 0,1
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) Traços
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 12
Cálcio (mg) 37
Fósforo (mg) 74
Ferro (mg) 1,4
Potássio (mg) 564
Sódio (mg) 2
Vitamina A (UI) 2.650
Vitamina A (Retinol Equivalente) 265
Tiamina (mg) 0,08
Riboflavina (mg) 0,19
Niacina (mg) 1
Ácido Ascórbico (mg) 12


³Produto encontrado em casa de construção, ela serve para deixar a abóbora durinha e não se desmanchar durante o cozimento.

FASES: Indução, PPC e Manutenção.

4 comentários:

  1. Estou no 4º dia da indução Atkins, ontem a noite e hoje ao meio-dia eu comi Abóbora Cabotiá.

    Vi em alguns sites que é proibido o consumo de cabotiá nesta fase da dieta, confere?

    Será que saí do estado de cetose?

    Preciso começar novamente?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece novamente... E sigam frente. Bjs

      Excluir
  2. ....[Segundo Atkins é permitido comer abóbora desde a indução] Olá Jully...quanto mais eu leio. mais confusa eu fico....vc escreveu que pode comer abóbora na indução e depois pede pro colega aí de cima começar de novo? Não entendi. Tem uma planilha que assinala a coca zero como proibida e na planilha liberada consta refrigerante zero. Quer dizer que qualquer outro pode, menos a Coca? Me esclareça, por favor...Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A abobora liberada na inducao é a moranga.... Sobre o refri, os indicados sao: guaraná, soda e H2O... A coca nao é indicada, mas nao é proibida... Bjs

      Excluir