sábado, 22 de dezembro de 2012

Hormônios e obesidade: entendendo a relação.

Leptina

Você já parou para pensar por que é mais fácil ganhar peso do que manter-se magro?




 A resposta está nas células adiposas, onde um poderoso hormônio, chamado leptina, é produzido. A Leptina sinaliza ao cérebro se ele deve armazenar ou queimar gorduras.

 Quando você ganha gordura, os níveis de leptina sobem. Uma vez excretada pelas células adiposas, a leptina viaja até o hipotálamo, que controla o comportamento alimentar. Uma vez no hipotálamo, a leptina ativa células nervosas que diminuem o apetite. Ao mesmo tempo, a leptina impede que as células estimulem o apetite. Simplificadamente falando, quando seus níveis de leptina caem, você sente fome. Quando eles se elevam, você se sente saciado.


Você poderia, então, imaginar que ter reservas de gordura em excesso poderia fazer o corpo produzir mais leptina e, consequentemente, estar mais saciado - mas, misterioramente, não é isso o que acontece. 98% das pessoas que estão acima do peso têm resistência a leptina. A resistência a leptina é similar à resistência a insulina - em ambos os casos, a resistência é desenvolvida quando o corpo passa por longos períodos de exposição excessiva a esses hormônios. Em um dado momento, o corpo para de responder ao hormônio.

  
O principal macronutriente para controlar a leptina é a proteína.
Tente aumentar sua ingestão de proteína para, pelo menos, 30 gramas no café da manhã e mais 60 gramas ao longo do dia. A ingestão de proteína aumenta a sensibilidade a leptina, deixando as pessoas mais saciadas e, consequentemente, fazendo que elas ingiram menos calorias.


 Extraído e adaptado de “The Art of Healthy Eating”, de Maria Emmerich.
Tradução: Tatiane Nunes

3 comentários:

  1. Poxa mame!!!!,

    Por isso que este blog é top!.
    Alem de uma fonte muito boa e ajudadora da dieta Atkins,com receitas que simplesmente faz agente pensar que não se estar de dieta, é uma fonte maravilhosa de informação!.

    Parabéns!.
    Excelente matéria,que só faz agente querer cada vez mais persistir em ser Atkniana.

    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Hoje vi um pão de forma da nutrella que em 3 fatias tem só 15 g de carro, e barra de cereal da nutry dde castanha com chocolate com 7 g de carro, experimenta não vai se arrepender!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir