sábado, 29 de dezembro de 2012

Pão de Farinha de Banana Verde LowCarb

Olá amig@s,

Ontem fiz o Panetone com a farinha de banana verde e fiquei tão feliz com o resultado que arrisquei fazer um pão hoje. Na minha opinião este pão lowcarb é o pão que mais têm gosto de pão que já comi até hoje... Acho legal também que vocês leiam sobre a farinha de banana verde seus carboidratos e seus benefícios logo abaixo da receita.




 Ingredientes
  
1 + 1/4 de xícara de farinha de banana verde
3/4 de xícara de farinha de amêndoas
3 colheres de sopa de psyllium
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colher de sopa de creme de leite
1 colher de sopa fermento biológico granulado (para pão)
1 xícara de água fervendo (mais 3 colheres de sopa se necessário)
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó químico (opcional)
 
 Preparo

1. Misture bem a farinha de banana verde, a farinha de amêndoas, o psyllium, fermento biológico e o sal.




Eu misturei na máquina de fazer pão, mas você pode fazer tranquilamente a mão, sovando bem e deixando crescer, vai ficar igual.

2. Coloque em uma tigela (ou na máquina de fazer pão) a água fervendo,
 a manteiga e o creme de leite.


3. Adicione os ingredientes secos misturados sobre os líquidos;



4.  Amasse bem por meia hora ou ligue a máquina na modalidade pão.
5. Deixe crescer em um local quente e escuro cobrindo com um pano a tigela.




Como não usamos açúcar na massa, o fermento biológico faz crescer um pouco apenas (lembrando que o fungo do fermento se alimenta da glicose para reagir). Por isso, antes de levar ao forno, acrescente o fermento em pó. Misture bem e faça o pão no formato que desejar: redondo, bisnaga, ciabata ou apenas coloque numa fôrma.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 200° por 35 minutos.



 Este é o resultado!!! O sabor é inigualável...


Fases: PPC e Manutenção.



Sobre a Farinha de Banana Verde...

A banana verde é rica em um tipo de carboidrato chamado amido resistente, sendo, portanto, uma ótima fonte de energia. Na banana  madura, o amido é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, dos quais 99,5% são 
fisiologicamente disponíveis.
 O amido resistente apresenta comportamento parecido com a fibra alimentar (prebiótico). Não é digerido e absorvido pelo organismo. Uma de suas funções é estimular a proliferação das bactérias benéficas (probióticas) do intestino, além de manter a integridade da parede intestinal. O processo de digestão e absorção dos nutrientes é otimizado, evitando assim a entrada de substâncias prejudiciais ao organismo. Dessa maneira, o amido resistente pode ser considerado um alimento funcional. No intestino grosso ele sofre fermentação bacteriana, produzindo ácidos graxos de cadeia curta e alimentando as bactérias probióticas.
 Atuando na regulação intestinal, pode melhorar quadros de diarreia e constipação, além de prevenir o aparecimento de doenças como o câncer de intestino. Diabéticos são outros beneficiados pelo consumo da banana verde, especialmente a biomassa de banana verde que falarei a seguir. A banana verde possui baixo índice glicêmico, ou seja, a quantidade de glicose liberada no sangue é lenta, evitando picos de glicemia e regulando os níveis séricos de glicose.

 A banana verde também é muita usada para redução do peso, já que aumenta a saciedade. Também é usada para redução do colesterol e triglicérides. Hoje em dia, a farinha de banana verde já é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, alguns supermercados, farmácias. Outra opção é a biomassa de banana verde, constituída pela polpa da banana verde cozida. A biomassa foi criada no intuito de aproveitar a casca da fruta e melhorar ainda mais os efeitos da banana verde. Essa biomassa pode ser utilizada no preparo de subprodutos como a farinha, e na confecção de bolos, biscoitos, iogurtes, molhos, sucos.

45 comentários:

  1. Oie JULLY, caramba ammmmmmmmmei teu blog, rsrs também fiz um se depois quisser dar uma cheretada :) É bem parecido com o seu, estou fazendo um desafio para ver se faço as pazes com o espelho, e vou te contar este site vai me ajudar !!! Amei querida bjú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, mas kd o link do seu blog? espero que o meu blog te ajude... beijocas..

      Excluir
  2. Jully fiz mas não deu certo. Ficou no forno até alem do tempo porem parece que nao assou, depois que tirei do forno ele abaixou e ficou um pouco mais escuro que o seu. Fui provar e "eca" parecia que eu tava comendo sal esfarelado e molhado. O que fiz de errado? Coloquei todos os ingredientes, sovei na mao e deixei crescer por cerca de 1 hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Nerezi... Perdeu um monte de ingrediente.... Muito estranho... Me explica direito o q vc colocou... Fez alguma substituição?

      Excluir
    2. Não senhora rsrs. Fiz igualzinho vc explicou ai em cima. Tb não sei o que saiu errado mas acho que sou pessima na cozinha Atkins. Das receitas do cafe da manha tentei 3 pães de indução e o unico que ficou bom foi o seu (o outro rsrsrs). Fiz bolo e muffin mas nao sei te dizer, o gosto dos farelos ficam bem acentuados. Amanha vou fazer o omelete doce pra ver se eu consigo um cafe da manha saboroso hehehe. E o pior é que paguei R$ 15,00 pela quantidade de farinha de banana verde que foi na receita. Mas vou tentar de novo....

      Excluir

    3.  Acho estranho que batumou e ficou ruim....o sabor tb!! Pq as vezes nao cresce, mas o sabor fica bom.... A farinha de banana verde q vc usou era branquinha? Como um amido? Manda a foto do pao no meu email.... Tz vendo eu tenha alguma ideia.... Poxa, fico tao chateada quando desperdiçamos ingredientes? Mas eu fiz a receita e vc viu as fotos.... Será que mais alguém testou e nao deu certO? 

      Excluir
    4. para quem ficou curiosa com o desfecho do pão da Nerezi... ela usou uma mistura para fazer creme tartaro, acho que é de ervas e salgado, nada a ver com o cremor tartaro da receita, por isso ficou salgado. conseguimos descobrir, pois vi que seu cremor era muito escuro e o cremor q utilizei é branquinho como um amido...

      Excluir
  3. tem alguma coisa pra substituir o psyllium? pode ser gluten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser Glutem, mas não seria na mesma proporção. Neste caso duas ou três colheres seriam suficientes.

      Excluir
  4. tem algum subistituto para goma xantana ? pode ser agar agar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca testei com agar agar... mas, tendo o psyllium, nem precisaria da goma xantana... bjs

      Excluir
  5. Vc já fez tudo na maquina de pão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bati o pao e deixei crescer na maquina. Retirei para assar no forno convencional por causa do formato.

      Excluir
  6. Eita menina!!!!!
    Aqui você juntou "tudibão"!
    Pão (que a gente quase não gosta), mas pão saudável, com a famosa - e cantada em verso e prosa - banana verde, que faz bem pra saúde!!!!
    Eu tinha "jurado pra mim mesma" não olhar nenhuma receita que "não pudesse" na Indução, mas como as coisas vão caminhando bem, graças a Deus (e a uns "anjinhos disfarçados" que ele pôs no meu caminho), tô perdendo o "medo de olhar"!
    Rsrsrsrsrs!!!!
    Falta pouco pra eu perder o medo de testar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, mesmo que não possa na indução.... acho válido testar no final de semana na indução estendida... ou PPC de final de semana. Além de ser um TREM BÃO, dá esperanças de uma dieta gostosa, quase igual aos pães "comuns".

      bjs

      Excluir
  7. Se for a farinha de banana mais escurinha não da certo Jully???

    ResponderExcluir
  8. Jully, sobre o pão que não deu certo, vc chegou a conclusão que era o cremor,(a Nerezi usou creme tartaro), mas na receita não vi cremor de tartaro, estou confusa... quero fazer o pão hoje... help bjs adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retirei o cremor da receita, pois vi que fica igual sem ele... bjs

      Excluir
  9. Oi Jully, fiz o pão e ficou uma delícia, mas ficou escurinho, parece pão preto, será porque a farinha de banana verde que comprei é escura??? pelo menos o sabor é ótimo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... Depende da cor da farinha de banana verde. Bjs

      Excluir
  10. Vou fazer agora. depois conto pra voces o resultado. Fiz uma experiencia com os ingredientes das inumeras receitas aqui listadas e deu certo, pena que nao anotei quantidades, só lembro que coloquei farinha de amandoas, castanhas do para trituradas, pysilium com farinha de linhaça dourada, trigo integral, semente de abobora, agua, fermento biologico, meia lata de creme de leitee tres ovos. quem experimentou gostou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Jully, todas as receitas do blog estão no livro ou lá são só as doces?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todas as receitas do blog estão no livro e nem todas as receitas do livro estão no blog.... Bjs

      Excluir
  12. Oi jully, onde voce encontra a farinha de banana verde branquinha? So encontrei a escura ate hoje...

    ResponderExcluir
  13. Encontrei em uma loja de produtos naturais perto da minha casa.... Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jully!

    Estou lendo avidamente o seu blog, é maravilhoso!!! Fiquei super empolgada para fazer essa receita. Gostaria de saber se o pysilium da receita é a mesma coisa que o metamucil que a gente compra na farmácia. Tenho um em casa e ele é saborizado, gostinho de laranja, será que posso usar na receita?? Obrigada! Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca usei o metamucil.... Em tese é a mesma coisa. Vc terá que testar e dizer se ficou bom. Bjs

    ResponderExcluir
  16. fiz esse pao tudo como ta a receita e ficou preto porque esse ta branquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha farinha de banana verde é branquinha, se a sua for escura, não tem como ele ficar branquinho. Espero que tenha gostado do sabor. Bjs

      Excluir
  17. Oi Jully, tem como substituir a farinha de amêndoa por farinha de linhaça ou alguma outra? Aqui não acho farinha de amêndoa, só a amêndoa e mesmo assim é caríssima, R$ 100,00/kg....

    ResponderExcluir
  18. Oi Jully no ultimo ano eliminei 29 kgs! Agora a minha dieta nos últimos 2 meses tem sido bem mais protéica e tenho mantido o meu peso e a partir de 02/01 vou rumo a arrancada final de eliminar uns 8/10 kgs que ainda quero enxugar e estou pensando seriamente em ir pelo caminho do Dr Atkins e agora vi seu post sobre e farinha de banana verde que já uso! Mesmo tendo carbo (que é do bem) me animei em saber que vc usa e preciso conhecer tambem a farinha de amêndoa e a farinha de côco tambem pode entrar nessa categoria low carb!? Estou animada nas proteinas e gorduras não custa tentar nao é mesmo? Uns 10 dias já vou ter algum resultado p/ ver como meu corpo reage não achas? Beijao e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta... As farinhas de amêndoa, castanha de caju e coco são low carb e uma ótima alternativa para variar o cardápio. Acho melhor não usar no dia a dia, mas nos finais de semana tudo bem.... beijos

      Excluir
  19. Olá,
    fiz e ficou muito bom, um gostinho que lembra mesmo o pão caseiro de trigo e um aroma maravilhoso da farinha de banana verde.
    Na primeira vez que fiz, usei farinha de linhaça, já que não tinha psylium, já na 2ª usei o psylium. Na minha opinião, a textura ficou melhor com a farinha de linhaça, "imitando" mais o pão de trigo. Mas em termos de sabor, não vi diferença. O psylium deixou uma textura que me lembrou mais pão de queijo, acho até que vou adicionar queijo ralado da próxima vez que fazer, pra ver como fica.
    Obrigado por compartilhar essa excelente receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo William....a receita é uma base... você faz as variações e escolhe o que gostou mais. Bjs

      Excluir
  20. hello, tudo bom, adoro suas receitinhas.....me diz uma coisa, a sua farinha de banana é clarinha, mas a que comprei é escura, sera que comprei errado ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A farinha de banana verde mais escura é a mais comum de ser encontrada... Você não comprou errado. Só vai mudar a cor do pão, o resto é tudo igual... Beijos

      Excluir
  21. Olá! Fiz a receita hoje, mas poderia ter ficado melhor. A massa cresceu (deixei ela crescer pouco tempo, talvez menos que uma hora), mas depois a sovei um pouquinho de novo, para misturar o fermento químico, e coloquei para assar. Aí não cresceu quase nada... quanto tempo devo deixar a massa crescer? Ou meu erro foi na hora de misturar o fermento químico? Pensei em acrescentar um tiquinho de açúcar de coco para reagir com o fermento biológico e fazer a massa crescer mais... que acha? Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu também aconteceu assim....não cresceu muito.... Mas eu não entendi, você colocou fermento químico ou biológico? Sobre o açúcar de coco, eu não faço ideia se ele serve de alimento para a fermentação, terias que testar e voltar aqui para nos contar, ok? Grande beijo.

      Excluir
  22. Oi, Jully, adorei seu blog e estou ansiosa para testar a receita de pão de farinha de banana verde, mas estou em dúvida com relação a um ingrediente: o psyllium. Pode falar um pouco sobre ele? Para que serve? Tem algum substituto? Eu li que é a mesma coisa que o Metamucial, fiquei meio sem entender o uso desse ingrediente. Pode me ajudar? Obrigada pela sua atenção! Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monkina
      Fiz um post falando só sobre o psyllium... dê uma olhada. bjs http://lowcarbaultimadietadaminhavida.blogspot.com.br/2013/01/psylium-muito-mais-que-um-suplemento.html

      Excluir
  23. Ju- do- Céu!!!!!!!!! Estou enlouquecida!! Que pão é esse mulher????? Tem cheiro de pão, gosto de pão, é pão kkkkkkkkk..... nunca tinha comido algo tão semelhante! Fiz com a farinha de babana mais escurinha, ficou igual pão integral. Não sei se é normal ficar duro no outro dia, mas estou tostando na frigideira as fatias com manteiga. Fica bem crocante....Hummmmm....com um requeijão cremoso eu me acabo!!! Kkkkkkkkkk.... postei uma foto no Instagram e te marquei. Brigada!!!! Bjus nesse blog é assim: “a cada receita uma nova emoção” kkkkkkkk... Todas as receitas que vou testando vão dando certo, e o resultado são surpreendentes. Tenho uma duvida. Quantas vezes eu posso consumir esse pão por semana? (Não sigo dieta do Atkins, sigo a LowCarb/ Paleo) Como eu fiz a receita inteira achei muito. Pus na geladeira e como 3 fatias fininhas por dia no café ou a tarde. Bjus outra vez O-BRI-GA-DAAAAAAA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, foi isso que senti quando criei essa receita. Finalmente alguma coisa sem aquele gosto estranho, hehehhe. Sobre a quantidade, vai depender dos teus objetivos, dos teus exercícios... dos horários que você come. Bom senso em tudo. Vai testando e veja o que se encaixa melhor na sua vida.

      beijocas

      Excluir