quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pizza de Verdade LowCarb

Amig@s... corri para postar a novidade do ANO para vocês...
A amiga Tatiane Nunes me procurou para falar de uma receita que encontrou em um blog americano, testou e quase saiu correndo pela rua gritando de tão feliz que ficou. 
Eu achei um pouco de exagero, mas como sou curiosa resolvi testar... 
EU QUASE SAÍ CORRENDO PELA RUA GRITANDO TAMBÉM, heheheh!!!




Funciona assim: 
Jennifer Eloff é uma americana que desenvolveu o que ela chama de "Baking Mix", uma mistura de farelos que pode ser usada em substituição à farinha de trigo convencional, na maioria das receitas convencionais. Há diversos Baking Mixes, cada um adequado pra um tipo de prato (pizzas, pães, muffins, bolos, doces, etc).  Ela tem vários livros publicados com receitas low carb. 

As receitas originais estão aqui:

"Baking Mix"
ou
"Mix de Panificação"

 A Baking Mix é uma mistura de ingredientes que será usada em
 substituição à farinha de trigo, na receita. É só misturar:

1 e 2/3 de xícara de farinha de amêndoa
2/3 de xícara de farinha de linhaça dourada
2/3 de xícara de glúten seco

Quem quiser fazer Baking Mix pra ter sempre pronta (ou caso sobre) pode guardar na geladeira, em uma vasilha com tampa. Segundo a Eloff, dura por meses, sem deteriorar.

Variações:
A farinha de linhaça pode ser substituida por: farinha de coco, PIS,  farelo de aveia, farelo de trigo ou fibra de soja. 

Para as amigas Dukan que me seguem, fica muito bom também substituir a farinha de amêndoas por fibra de aveia (bastante usada na dieta Dukan, já na fase inicial), depois postem aqui o que acharam, beijos!!! 



Ingredientes para a pizza:
 1/2 xícara² de água morna   (30 segundos no microondas)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 e 1/2 xícara de Baking Mix
1 colher de sopa de glúten (opcional)
1 pacotinho de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de sal³

1. Coloque os ingredientes nesta ordem na forma da máquina¹ de fazer pão;


 2. Programe o ciclo Massa (na minha dura 1:30 min.);


Na máquina, busque o ponto de "pão" para a massa. Se vc sentir que ela está grudando, acrescente Baking Mix aos poucos. Se sentir que a massa ficou seca, acrescente água (ou azeite).



 3. Retire a massa e coloque na mesa, não precisa nem untar e nem "enfarinhar";



4. Abra a massa com um rolo, ela é BEM elástica, não vai rasgar, se preferir faça bem fina. Acredito que renda 1 pizza grande ou 1 grande mais 1 mini pizza.




5. Coloque em uma forma para pizza, lá no blog eles sugerem uma forma com furinhos (aqui);



6. Leve a massa ao forno 200° por 10 a 15 minutos, OU até as bordas começarem a dourar;



 7. O fundo também doura levemente;




 8. O recheio é a gosto, mas é fundamental um molho caseiro e saboroso, não esqueça do orégano!!!
Eu usei muzzarela, tomate, presunto e sardinha.


 Só servir!!!


Ela fica crocante, saborosa, macia, uma loucura!!!





Não vai sobrar NADA!!!


Obrigada Tati!!

 
¹Eu não sei como é fazendo a mão, teria que sovar bastante e deixar crescer como um pão tradicional.
² Usei a xícara da prória máquina para medir, equivale a 250 ml.
³ Na receita original vai 1 colher de chá de açucar, eu não coloquei e a massa não cresceu muito. O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos. Os fungos do fermento vivo se alimentam da glicose da farinha de trigo: sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer. Assim eles "comem" o açucar e teoricamente não interfere na nossa dieta.

30 comentários:

  1. Gente, eu nao tenho a maquininha...buáaaaaaaaaaaa....eu vou acabar querendo comprar uma...vc ja tenou fazer paes atinks com ela, outros pães Ju?

    ResponderExcluir
  2. Essa não é indução por causa da farinha de amêndoa né?

    ResponderExcluir
  3. EIKE TUDOOO!

    Outro dia perguntei sobre receitas na máquina de pão!
    Tenho da britãnia! Sábado acaba minha indução e já farei!

    Ficou com uma cara ÓTIMA!

    Nao da pra fazer com fermento normal, aquele que fica na geladeira ne?

    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Vivi, lembrei de vc quando vi esta receita. Vou ate fazer um video dela... Pq vale MUITO a pena. Sobre o fermento, eu usei o fermento de pao, aquele granulado q fica na geladeira tb... NÃO é o em pó...E tb nao precisa ser o fermento biológico fresco, aquele em tabletinho, que é mais difícil de achar. Procure por Fermento biológico seco ou granulado.... É FUNDAMENTAL usar este, além dele ser muito mais saudável, ele dá aquele cheirinho de massa mesmo... Lembrando q o fermento em pó químico tem amido, enquanto o biológico não!! E o biológico usa a glicose/açucar da própria massa para crescer, ja que nao colocamos nem açucar e nem farinha branca, ele usa os poucos carbos da farinha de amendoa e cresce um pouco tb.... Mas o suficiente para a massa ficar deliciosa,!!! Nao deixe de voltar aqui e contar como foi. Mande um email com uma foto!! Beijocas.

      Excluir
  4. Jully me dá um help!!!! Eu fiz a mistura e sobrou bastante o problema é que eu usei a farinha de linhaça marrom e minha pizza ficou pretinha hehehehe. Tem como eu pegar o que sobrou e misturar com alguma coisa para ela ficar mais clara parecendo com a sua massa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehheh... Esse povo q quer inventar, heheh. Tz se vc colocar mais farinha de amêndoas? Mas acho que o melhor é terminar o que vc ja fez e depois fazer a correta.... Mas o gosto ficou bom? Bjs

      Excluir
  5. O que posso usar pra substituir a farinha de amendoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela,
      A farinha de amêndoas dá uma textura e cor muito parecida com a farinha tradicional. Você pode tentar substituir por PIS, mas eu nunca testei. Depois volta aqui o conta como ficou, essa sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas. beijos

      Excluir
  6. Jully, estou perdida rsrs começei a fazer a dieta das proteinas, to meio perdida de tanto ler rsrs. Adoraria fazer algumas receitas, mas nao sei se compor PIS, fibra de soja, Farelo de Aveia... qual voce acha a mais usada? ou ainda esse mix citado a cima.. sera que poo substituir em tudo?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comece lendo o post: ABC da indução. Calma, é muita infomação mesmo.... A dieta Dukan libera a farinha de aveia no "ataque", ja na Atkins só na terceira fase, que e a manutenção. Dê uma lida, mais dúvidas é só falar... http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/11/abc-da-inducao-atkins.html

      Excluir
  7. Finalmente uma receita na panificadora^^. Estava procurando algo para fazer nela, e essa pizza já vou fazer nesse final de semana. Teria uma receita de pão utilizando a panificadora?

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tinha me pedido... Veja a receita de pao Subway, tb pode ser feita na panificadora.. Bjs

      Excluir
  8. Jully,

    Posso substituir o glúten seco pelo psyllium em pó? É na mesma proporção?

    Obrigada,
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode substituir, se colocar no baking mix, use 10 colheres de sopa. Ficaria umas 5 colheres para cada pizza. Se utilizar ele, terá que usar a água fervendo, para ativar o psyllium.

      Excluir
  9. Oi Jully, tenho acompanhado seu blog e simplesmente amo suas receitas. Fiz a pizza e realmente e muito bom, não contei pro meu marido do que era feita, e ele comeu elogiando, fiquei muito feliz! Será q essa mistura serve tb pra bolo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Jully, tenho acompanhado seu blog e simplesmente amo suas receitas. Fiz a pizza e realmente e muito bom, não contei pro meu marido do que era feita, e ele comeu elogiando, fiquei muito feliz! Será q essa mistura serve tb pra bolo?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta rejeita é muito boa mesmo. Acredito que ela fique mais parecida com um pão doce do que um bolo, mas vc pode tentar. Bjs

      Excluir
  11. Jully ... Boa noite ... Se eu fizer na mão ... quanto tempo acha que devo sovar ??? Será que dá certo ??? Gluten e gluten seco, são as mesmas coisas? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes vendem farinha de glúten por glúten, e são diferentes, cuidado.... Bjs

      Excluir
  12. Pode me dizer o que é gluten seco e onde posso encontrar? se não tiver, posso substituir por qual produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glúten seco é um pozinho branco, nao sei explicar o que é..... Encontra em casas de produtos naturais.... Se nao tiver, o unicosubstituto é o psyllium....bjs

      Excluir
  13. Eu fiz e ficou incrível! Realmente de sair correndo pelada e gritando na rua! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehheheheh, verdade.... 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

      Excluir
  14. Fiz ontem e realmente dá vontade sair correndo e gritando pela rua kkkk Tão bom saber que estamos comendo algo delicioso e SAUDÁVEL... É perfeita!

    ResponderExcluir
  15. Colegas de Atkins, Jully, alguém sabe a quantidade de carbs líquido da receita da massa? Tentei pelo www.fatsecret.com.br e não foi fácil, coloquei todos os ingredientes da massa, e foi uma via crucis calcular os nutrientes do glúten, procurei no google e acabei pegando uma informação aqui e ali, nada muito confiável. Pois bem, depois calculei 16 fatias pequenas, de 50g para cada receita e cheguei aos resultados seguintes: 0,38g carbs líq.; 5g gordura; 0,9 fibras, 4,37 proteínas e 51 calorias. Meu perfil no fatsecret é barbosajac, se alguém puder ajudar com mais informações sobre o glúten vai ajudar muito no cálculo dos nutrientes da massa. Bjs :*

    ResponderExcluir
  16. Colegas de Atkins, Jully, alguém sabe a quantidade de carbs líquido da receita da massa? Tentei pelo www.fatsecret.com.br e não foi fácil, coloquei todos os ingredientes da massa, e foi uma via crucis calcular os nutrientes do glúten, procurei no google e acabei pegando uma informação aqui e ali, nada muito confiável. Pois bem, depois calculei 16 fatias pequenas, de 50g para cada receita e cheguei aos resultados seguintes: 0,38g carbs líq.; 5g gordura; 0,9 fibras, 4,37 proteínas e 51 calorias. Meu perfil no fatsecret é barbosajac, se alguém puder ajudar com mais informações sobre o glúten vai ajudar muito no cálculo dos nutrientes da massa. Bjs :*

    ResponderExcluir
  17. A farinha de trigo é condenada justamente por conter gluten. Usá-lo isolado do trigo é a mesma coisa q usar a farinha de trigo. A dieta paleo é contra o gluten, q está presente no trigo, cevada e centeio.
    É ele q dá elasticidade às massas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem toda razão Angela. Naquela época seguia a dieta do Atkins, que permite o gluten seco desde a fase da indução. Hoje com a dieta paleo tb não uso mais glúten, pois ele é terrível de qualquer forma. É possível substituir o glúten pelo psyllium nas receitas e fica muito melhor.

      Excluir