sábado, 22 de dezembro de 2012

Sanduíche tipo Subway Atkins

Olá amig@s Atkins (e as Dukans também, heheh)


Me aventurando pelos blogs das colegas americanas que seguem a dieta Atkins tenho descoberto maravilhas. Acredito que o maior desafio dessa dieta (fora a pizza)  é justamente substituir 
o pão em todo o seu sabor e textura. 
Particularmente eu não sinto falta de pão, visto que nunca fui "pãocólatra", acaba não me fazendo falta mesmo, mas pensando no meu marido (que sente falta do pão) e em todos os amigos Aktins sempre procuro alguma receita que se aproxime do tão sonhado pão. 
Esta receita (na minha opinião) fica IGUAL ao pão vendido no estabelecimento que leva o seu nome.

Já aviso que os ingredientes deste pão (para a realidade brasileira) não são baratos, pois é feita basicamente de farinha de amêndoa e psyllium. No entanto, o pão sustenta bastante e é possível fazer dois almoços ou duas jantas com 1 receita, assim se for calcular uma passada num estabelecimento do gênero, e considerando que a nossa versão é MUITO mais saldável, a receita vale a pena de ser feita.
O psyllium é um ótimos substituto do glúten, fazendo a função de dar liga, ao final tem algumas explicações sobre o psyllium e onde comprar, não deixem de ler.
Abraços.


 Ingredientes
1 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoa
5 colheres de sopa de casca de pysillium¹ em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
 2 ovos
1 xícara de água fervendo



 Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 280°;
2. Misture bem os ingredientes secos: a farinha, psyllium, fermento e sal;
 3. Acrescente os ovos e misture muito bem, pode ser com um fué ou até uma batedeira;
4. Acrescente a água (importante ela esta fervendo);
5. Bata bem por uns 4 minutos (ela vai mudar um pouco a conscistência);



6. Faça bolinhas, ou o formato de pão "sub" compridinho do tamanho que desejar;




7. Leve ao forno por 65 MINUTOS, é isso mesmo, não deixe menos porque não vai dar certo!!





Eu fiz um recheio clássico: requeijão, queijo, presunto e tomate.
A medidas que uso são essas:



 Sobre o Psyllium:

O PSYLLIUM é elaborado a partir das sementes de uma planta originária da África e Ásia, o Plantago ovatae é uma das melhores fontes de fibras utilizadas na prevenção de doenças gastrintestinais.
As sementes e as cascas das sementes, que são as partes mais utilizadas da erva, são ricas em componentes químicos como mucilagem (arabinoxilano, absorvem grande quantidade de água, auxiliando o intestino), aucubina, proteínas, enzimas, xilose, galactose, óleo (linoleico, oleico, palmítico) e gomas. 
O Psyllium emagrece naturalmente e pode ser um excelente produto natural para quem deseja emagrecer,  as fibras do Psyllium incham facilmente criando uma sensação de saciedade no estômago, o que diminui consideravelmente  o apetite.


 O Psyllium pode ajudar em abscesso, auto-intoxicação, colesterol alto, colite, constipação, diabetes, diarréia, Doença de Crohn, febre, hemorróidas, hipertensão, indigestão, infecções, inflamação de pele, irritação intestinal, obesidade, úlceras.
Propriedades Medicinais: demulcente, emoliente, laxante.
A qualidade fibrosa da casca da Psyllium permite fazer um laxante natural muito eficiente.

Atualmente, a Psyllium é usada como medicamento para regulação intestinal e redução do índice glicêmico e do colesterol. A descoberta foi feita pela nutricionista Renata Puppin Zandonadi, em sua dissertação de mestrado desenvolvida no Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília.
A substituição do glúten pela fibra é possível devido à semelhança entre suas características funcionais nos alimentos: ambos têm grau de elasticidade e capacidade de absorção de água parecidos. Os alimentos preparados com a Psyllium não apresentaram diferenças de cor, sabor, odor ou textura, o que permitiu à nutricionista realizar testes com portadores e não portadores da doença.


 Curiosamente, o nome que Psyllium é derivado da palavra grega para “pulga” (psylla), 
por causa de suas sementes minúsculas.
Nomes em português: Psyllium, psílio, psilium
Nome latim: Plantago afra L. ou Plantago ovata
Nome inglês: black psyllium, flea wort
Nome em francês: Psylli, plantain psyllium, herbe à la puce, ispaghule
Nome alemão: Flohsamen, Wegerich, Psyllium



 Onde comprar:
Eu encontrei na minha cidade em casa de produtos naturais (paguei 6,90/100g), 
mas pesquisei alguns sites que vendem:
Casa dos Cereais (5,50 cada 100g)
 Estação dos Grãos (6,89 cada 100g)
Entrei em contato com outro site de produtos naturais, quando tiver novidades eu posto aqui.



Visite o blog da Maria que criou o pão (aqui)
 
¹Não estiver em pó, bata no processador.
 

17 comentários:

  1. Menina vc é a nossa menina anjo...atinks de algum lugar deve por a mao dele sobre sua cabeça, não sabe como essa sua missão é importante pra nós...vou tentar esse pão sim Ju, e se der certo vou e beijar mil vezes virtualmente..hehehe...(iss pq nao tenho a sua mão pra fazer as coisas né!)...kkkkkkkkk....linda vc, sou mesmo muito sua fã.

    Beijo carinhoso( 1 só, os outros 999 vou deixar pra te dar depois...hehehe)

    Erikah

    ResponderExcluir
  2. jully, estou tentando comprar o Psyllium mas nao tem na estação dos gros, parece queestá esgotado o estoque...vc comprou ai por perto, se sim me diz qto foi, será que vc mandaria pra mim via correio? veriamos qto fica o frete...tô sonhando com esse pão..hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Erikah, me manda teu endereço e a quantidade q vc quer que eu vou esta semana lá na loja e dai compro pra ti!!!!
      bjs

      Excluir
  4. Olá Jully,

    Obrigado ppor tornar nossa dieta algo tão mais agradável! O pysillium em pó que você usa é o mesmo que esses vendidos em embalagens de 300g como 'auxiliar de emagracimento'?! Faça uma busca no Google por "psyllium em pó" que vc vai ver do ue estou falando (não quis botar links aqui e parecer que estou querendo fazer propaganda). Abraços!

    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, acho que se trata da mesma coisa. Mas achei muito caro o produto que vi com 300g, 97,00? afff. Pelos meus cálculos o kilo ficaria 320,00.... mas isso não é ouro, ta? Procure a granel, tem pela internet, eu encontrei nas lojas da minha cidade... o preço de 1 kilo é 68,00 reais em média...

      Excluir
    2. Jully,

      Obrigado por esclarecer e me dar uma referência de preço. Entre nós, acho que é a mesmíssima coisa mas, ao vender embalado como remédio, o pysillium "miraculosamente' sobe de preço. Aproveito para contribuir com uma observação. Por minha facilidade com o Inglês, comprei o Livro do Atkins (a versão revisada) nos EUA e entre as várias partes do livro que NÂO foram incluídas na tradução brasileira -sabe Deus porquê - está a menção ao pó da casca de pysillium e a recomedação do Dr Atkins de tomar uma colher por dia como suplemente puro de fibra para melhorar a digestão e combater a possível prisão de ventre da fase de indução. Eu descobri isso porque comprei a versão nacional para dar de presente à minha mãe e andei dando uam revisada no livro para ver como certas coisas estavam traduzidas. Acabei descobrindo que muitas coisas foram simplesmente omitidas...

      Excluir
    3. Fred,
      tenho a 4 edição da Nova dieta Revolucionaria do dr. Atkins em português, e na página 277, é citado a casca de psylio como importante para a prisão de ventre. Mesmo assim eu concordo que as traduções nunca são fidedignas. Sempre q perceber alguma coisa, venha me contar... Já que tens facilidade com o inglês, quando ler alguma coisa que queira dividir com a gente, mande no meu e-mail que eu publico aqui no blog. Abraços
      ju

      Excluir
  5. JULLY, HELP!
    O psyllium pode ser usado na mesma quantidade da farinha ou do polvilho, por exemplo? Minha filha me pediu pão de queijo e ela não pode nenhum tipo de amigo, nem glúten!!! Estou a tentar fazer com psyllium, mas não sei as quantidades! Poderia me ajudar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teria que testar. A princípio o ideal é misturar psyllium com outra farinha. Se conseguir, me conte. Beijos

      Excluir
  6. Uia, vou tentar fazer hoje ou amanhã!!! Já to com agua na boca só de ver as imagens!

    ResponderExcluir
  7. Fiz o meu...to esperando os 65 minutos no forno. Não sei se vai dar certo...aushaushau.

    Só uma duvida. O material que vc usou para medir os ingredientes é igual o meu que veio na panificadora caseira da britania. Por um acaso, não teria alguma receita para fazer na panificadora? Tentei fazer um pão e ficou +/-(na verdade só comi ele porque transformei em torrada...). Na epoca não tinha acesso ao Psyllium

    ResponderExcluir
  8. Amiga, fiz sua receita ontem à noite!!!!!!!! Eu e Mel vamos experimentar hoje à noite! Meu forno é bem potente, fiquei com medo de ficar mto duro ou queimar fora do pãozinho... tirei um pouquinho antes, mas no meio podia ter ficado mais um pouquinho... vc faz em forno médio? médio baixo?

    Obrigada pelas suas receitas maravilhosas!!!!!!!!!!

    SAUDADES!!!

    ResponderExcluir
  9. Por favor, não estou encontrando a tabela nutricional do psyllium, pra calcular quanto posso comer do pãozinho por dia, considerando as demais refeições (estou em cetose).
    Vc tem estas informações? Sera q poderia me ajudar?
    Muito obrigada desde ja.. seu blog eh incrivel!

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer esse pao hoje a noite.

    bjs

    ResponderExcluir