segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bolachinhas crocantes de albumina

Bom dia amig@s,

Vocês me seguem pelo Instagran? Quem segue, já viu que aproveitei a praia no final de semana. Foi muito bom, e foi por isso que já faz alguns dias que não faço um post. Mas, não se preocupem, sempre fotografo as comidinhas e quando sobra um tempinho venho aqui dividir com vocês. Nesta semana, estou fazendo um pouco de indução. Devo confessar que não gosto de indução, mas quando a balança fica parada sempre é bom voltar nesta fase para destravar. Queria contar também que nos dias 2, 3 e 4 de março vou visitar minhas amigas de dieta lá em São Paulo, e claro, quero ficar lindinha até lá, hehhehe. Será o 1 Encontro Nacional Atkins Flex, que é do grupo que faço parte do facebook, legal, né? Bom, vamos à receita. Eu fiz essa bolachinha, justamente porque fazendo a indução, não podemos exagerar nos farelos (nos travam). Assim essa bolachinha é feita basicamente de albumina (que é a clara do ovo) só que em pó. Além de não exagerar nos farelos, a vantagem da bolacha de albumina, é que fica MUITO crocante, ao contrário das outras bolachas low carb que conheço. Então vamos à receita da nossa bolachinha crok crok!!!




Ingredientes
1 xícara de albumina em pó
1/2 xícara de farinha de linhaça dourada
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cravo em pó
2 colher de chá de canela em pó
1 clara
50g de manteiga sem sal
Adoçante a gosto 



Preparo
1. Coloque em uma tigela a albumina, a clara e a manteiga derretida.
2. Acrescente o cravo, a canela e o gengibre. Caso queira acentuar o sabor de uma dessas especiarias, basta aumentar a quantidade.
3. Quando a mistura estiver homogênea, regure o adoçante a gosto.
4. Faça bolinha e precione-as com as palmas das mãos. 
5. Coloque em uma forma forrada com papel manteiga untada. 
6. Leve ao forno a 150°, por 15 minutos ou até dourar.
7. Depois que esfriar, conserve em um recipiente fechado.

Percebam que esta receita não contém fermento (geralmente com amido na composição) e mesmo assim as bolachinhas cresceram.
Rendimento: 13 bolachas
Fases: 

26 comentários:

  1. QTOS DESSA DELICIA VC ACHA Q PODE SE COMER POR DIA SEM ATRAPALHAR NO EMAGRECIMENTO???
    BJINHOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sua fase. Considerando que é melhor não passar de duas colheres de sopa por dia dos farelos... Acho que 4 bolachinhas esta bom;... mas vc terá que testar e ver como vc reage. Isso é muito pessoal. Varia bastante. bjs

      Excluir
  2. Oi
    Adorei seu blog e você esta linda, estou sem dindin agora, mas vou comprar depois seu livro, eu estou fazendo a Dukan Oficial e as receitas podem ser todas adaptadas as duas dietas.
    Obrigada por compartilhar.
    Depois vou colocar seu link no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esta conseguindo adaptar. Acho que de forma geral as dietas low carb são bastante parecidas. Cole aqui seu blog para eu dar um pulo lá. Bjs

      Excluir
  3. Oi Jully! Eu nunca usei albumina. e sópelo fato de ficarem crocantes, estas bolachas já chamam minha atenção!!! vou tentar... bjooo
    http://fabipimentarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábi... Ficam INCRIVELMENTE crocantes.... Bjs

      Excluir
  4. Jully, minha bolacha super desandou...
    Vc bateu a clara antes de misturar tudo?
    Foi super difícil conseguir alguma liga e tive que acrescentar mais manteiga. E ela ficou vários "pedacinhos" de albumina...enfim, uma gororoba!!!
    kkkkkkk

    Onde foi que eu errei?
    Heeelp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tai, eu não bati a clara. Ela serve para dar liga. Tz a albumina seja diferente... a sua tem sabor? tava empedrada? Pela minha experiência (mesmo quem diz que fe CONFORME a receita) percebo que mudam alguma coisa, ai não dá certo, mesmo. Tente colocar 1 colher de sopa de oleo de coco. Tz ajude na liga.bjs

      Excluir
    2. Pois é, aconteceu comigo igual a Tai, coloquei mais manteiga e mesmo assim ficou quebradiça e quase não consegui moldar... Mas estão ali no forno, está cheirando, digo já se dá pra comer rs... O bom foi que quando vim comentar com a Jully encontrei a mesma coisa que ia escrever... Detalhe não sei como medir as 50g de manteiga, seriam quantas colheres dela derretida mais ou menos?

      Excluir
    3. Oi Sher,
      tente colocar mais manteiga ou óleo de coco. Bolachas são assim mesmo, dependemda temperatura e tal. Mas eu fiz 3 vezes e deu certo. bjs

      Excluir
  5. Jully,
    Vou tentar de novo. A albumina não tava empedrada, mas muito compactada.
    E comprei sem sabor.
    Eu não usei os condimentos (apenas canela), mas imaginei que não impactasse.
    Todas as outras receitas que fiz deram certo (o sorvete de cream cheese ficou maravilhoso!!!!).

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  6. Testado e aprovado! :) Muito boa essa receitinha! Achei a albumina incrivelmente superior à PIS pra esse tipo de receita. O gosto é bem melhor e a textura nem se compara! Grande descoberta, Jully! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jully. Não tenho muita afinidade com a cozinha, mas estou começando a experimentar as receitas! ;)
    Fiz a bolacha, mas não deu muito certo. Ela ficou incomível! rsrsrsrs
    Primeiro ela não ficou crocante, acabou ficando mais macia do que crocante.
    Eu inventei de colocar um pouco de coco ralado, mas não deu muito certo.
    Mas o pior de tudo foi que a bolacha não ficou nem um pouco doce.... acho que eu coloquei pouco adoçante... Tens uma referência pra eu saber quanto adoçar?

    :/

    Estou com medo de tentar de novo... rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que estranho. A albumina deixa bem crocante. Sobre o adoçante, acho que você deve provar antes de assar, é a gosto mesmo. bjs

      Excluir
  8. Jully... eu consigo aproveitar essas bolachas? tipo bater no liquidificador e fazer uma nova mistura pra levar ao forno? Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe pelo atraso...mas acho que não tem como aproveitar... bjs

      Excluir
  9. Fiz a minha receita de bolachinhas ontem, comprei a albumina com sabor baunilha, e fiz tudo certinho, de cara desconfiei que não ia dar certo, a massa ficou dura, quase não misturava de tão dura, ficou super oleosa então nem dava pra colocar mais manteiga, fiquei "sovando" até ela ficar mais ou menos e abri com o rolo de pizza, mas como eu já imaginava ficou tão dura que joguei tudo fora...uma pena, uma receita toda ir pro lixo... ah, coloquei menos de uma xícara de adoçante em pó, é legal dar pelo menos uma noção do adoçante... assim podemos ter uma noção de medida... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, as receitas que eu posto seguem a risca como eu fiz. A minha albumina não tem sabor, não sei se essa que vc usou é igual. A massa fica mesmo bastante oleosa. Você pode tentar acrescentando farinha de amêndoas, talvez. Realmente uma pena jogar uma receita no lixo, mas já fiz mais de uma vez e deu certo. Sobre o adoçante... Existem MUITOS tipos. Seria impossível estabelecer um padrão. Eu uso o Doçurinha que vai apenas uma pitada e já adoça um monte... Também uso o Linea em gotas, mas ficar contando as milhões de gotas também é inviável. Não aprovo e não faço uso de adoçantes como Tal e Qual... e outros, então não teria como ajudar.
      bjs

      Excluir
    2. Jully, para tentar não errar, qual a marca de albumina que vc usa?

      Excluir
    3. Eu compro albumina a granel em lojas de produtos naturais... não sei a marca (uns 6,00 cada 100g)
      Bjs

      Excluir
  10. Não encontrei manteiga sem sal, mas encontrei margarina sem sal. Tem algum problema trocar a manteiga por margarina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, não use margarina... Leia este post... http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2013/05/falando-de-gorduras-manteiga-ou.html

      bjs

      Excluir
    2. Como não encontrei a manteiga sem sal, vc tem alguma dica de marca ou como encontrá-la? Desde já, muito obrigado pelas dicas! Já estou ansioso pelas bolachinhas!

      Excluir
    3. Em ultimo caso eu usaria a manteiga com sal mesmo.... Bjs

      Excluir