quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bolinho de carne da mamãe, sem ovos nem farinhas

Bom dia amig@s,

 
 Dei uma fugidinha aqui para dar um cheiro em vocês. Hoje fiz uma receita MUITO simples e fácil. Desculpe as amigas que já são experientes, mas essa receita é especialmente para quem não tem muita prática na cozinha. Sempre fiz bolinho de carne com ovos e alguma farinha para dar a liga, como, por exemplo, a fibra de trigo ou a proteína isolada de soja (PIS). Sempre em busca de novidades, essa receita peguei com minha mãe e confesso que, além de ser mais fácil, também ficou MUITO melhor que a minha. De acompanhamento fiz um purê de berinjela que também ficou super saboroso, amanhã posto aqui para vocês. Aguardem... heheh. Por enquanto fiquem com esse bolinho de carne tão simples e tão suculento!! Ps. Se testarem, voltem para contar o que acharam.






 Ingredientes
250g de carne moída
1/2 tomate
1/2 cebola
1/4 de dente de alho amassado (opcional)
Sal e pimenta a gosto



Preparo
1. Pique o tomate e a cebola.
2. Misture o tomate e a cebola com a carne moída. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
3. Faça bolinhas uniformes e frite em óleo quente¹.
4. Deixe secar sobre um guardanapo de papel. Sirva ainda quente.



Fases:

¹ Para que fiquem crocantes e não absorvam muito a gordura, uma dica é fritar no óleo bem quante. Para saber a temperatura ideal, basta colocar um palito de fósforo no óleo e ligar o fogo. Quando o palito acender, é porque chegou a temperatura ideal. Retire o palito, antes de usar o óleo.

6 comentários:

  1. Oi, Jully, estou visitando o seu blog porque pretendo iniciar a dieta do Dr. Atkins assim que acabar de ler o livro, pois quero fazer tudo muito direitinho.

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar. Estou com dificuldade em saber como é o processo - os dias de indução, pausa, quando se entra na próxima fase. Já fiz algumas pesquisas que não me responderam. Não sei se está no livro, pois ainda não o li todo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,
      vc esta certa, sem ler o livro, nem vale a pena começar. VC faz 15 dias de induçao. Se faltar ainda muitos kgs, faça indução estendida, adicione alimentos da PPC, amendoas, morango, etc... mas continue contabilizando 20g de carbos por dia. Releia o livro para entender bem a transição, mas vc basicamente adiciona 5 carbos por semana aos 20 da indução, até chegar a 40g de carbos por dia...
      Esta no livro... na versao impressa... é p.217, cap.17. bjs

      Excluir
    2. Jully, muito obrigada pela sua atenção e dica. Ainda estou no começo da leitura, pois não quero deixar nada passar despercebido. Acredito que essa postura de vida deva ser compartilhada e vi no seu blog um potencial de ajuda inestimável, principalmente para quem está querendo adotá-la, como eu.

      Obrigada mais uma vez e vou estar por aqui agora, anotando suas dicas e depois, quando começar, aplicando as receitas, que vejo que são ótimas e deliciosas.

      Luciana

      Excluir
    3. Lu, sempre que precisar estarei aqui!!! bjs

      Excluir
    4. oi Jully,,,descobri hoje o seu blog, e fiquei super interessada nessa dieta, onde posso adquirir o livro ??? qual o título do livro...??? perdoe-me a ignorancia, sou totalmente leiga, e preciso perder 20 kg...por conta própria tenho cortado os carbo da minha dieta ha um mes e meio nos primeiros 30 dias perdi 10 kg, mas agora estacionei, não como nada de carboidrato, e estou com medo de desanimar pela falta de resultado...naum sei o que fazer, obrigada pela atençao e sucesso !!!

      Excluir
    5. Olá,
      Os meus livros aparecem no inicio do blog do lado direito. São dois: "Dieta do Dr. Atkins : Livro de receitas" e "Cinquenta Doces para emagrecer". Parabens pela sua perda. Se vc estacioneou, volte alguns dias para a indução, ou retire os farelos. Outra dica é eretirar por alguns dias o creme de leite. Mas não se preocupe, é normal estacionar algumas vezes. Beijos

      Excluir