terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bolo inglês de nozes e muita alegria nesse carnaval

Olá amig@s,

Há alguns dias estava com vontade de comer um bolinho inglês de nozes, sabe, daqueles que a gente compra no supermercado? Pois é, resolvi tentar inventar um bolo desses, com ingredientes da nossa dieta.  Ficou tão gostoso que não sobrou nada pra contar história! Eu fiz com três castanhas, mas você pode mudar as quantidades e os ingredientes, usando amendoim, avelãs, etc. No final do post tem uma surpresinha para quem me segue, um vídeo do aulão de carnaval de Ritmos que participei nesta segunda-feira. Gente, não repara, mas eu vou lá para me divertir e queimar calorias... espero que vocês também se movimentem para ficar saudável e feliz!!!



Ingredientes

Para o bolo
1 xícara de farinha de amêndoas
1 xícara de castanha do Pará trituradas
1/2 xícara de nozes trituradas
3 colheres de sopa de psyllium
3 colheres de sopa de albumina em pó
3 colheres de sopa de creme de leite
1 xícara de água fervente
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de fermento em pó
Adoçante culinário a gosto
1 colher de sopa de cacau

Para a cobertura
1/2 xícara de pasta de amendoim integral
40g de chocolate sem açúcar (ou 70% cacau)
Adoçante a gosto

 Preparo
1. Misture os ingredientes secos do bolo: farinha de amêndoas, castanha do Pará, nozes, psyllium e albumina. Acrescente a manteiga, o creme de leite e a água fervente. Bata, com um batedor de mão, por dois minutos, até o psyllium soltar uma goma e alterar a textura da massa deixando mais firme.
2. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Regule o adoçante a gosto.
3. Coloque METADE da massa em uma forma para bolo inglês untada com óleo ou manteiga.
4. Na metade da massa que ficou na tigela, acrescente 1 colher de sopa de cacau em pó. Misture.
5. Sobre a massa branca, despeje a massa marrom para que o bolo fique bicolor.
6. Leve ao forno preaquecido (180°), por 30 minutos. 
7. Para saber se está assado espete um palito no meio do bolo.


Preparo da cobertura
1. Coloque em uma panela 1/2 xícara de pasta de amendoim integral e 40g de chocolate sem açúcar cortado em pedaços.
2. Em fogo baixo, deixe o chocolate derreter e formar uma mistura homogênea.
3. Adicione o adoçante a gosto.
4. Despeje a cobertura sobre o bolo e decore com castanhas trituradas.

A cobertura é opcional, o bolo fica tão saboroso que você pode deixar sem cobertura ou colocar outra cobertura de sua preferência.


 Se sobrar, conserve na geladeira, mas SÓ SE SOBRAR, heheheh.


Fases:



Aulão de carnaval RITMOS!!
Eu sou a chapeuzinho vermelho, hehehehh.




16 comentários:

  1. Que delícia Jully!! Nunca imaginei que desse para usar a albumina nessas receitas! Vc acredsita que o Caio ainda não tinha me mostrado seu livro? Agora que eu fui fuçar no email dele atrás do livro e acabei de ler o dos doces! Pireeeei!! Com certeza vou testar algum esse fim de semana!! Beijosss

    ResponderExcluir
  2. A albumina é ótima nas receitas, vc viu aquela bolachinha com albumina? Fica sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  3. Homem é muitos distraído, ne? Hehheheh

    ResponderExcluir
  4. Muito, mas o Caio é especial de tão distraído hahaha Acabei fazendo aquele mousse de cacau com limão!!! Muito bom, adore!!

    ResponderExcluir
  5. Jully vou fazer esse bolo pra páscoa mas não quero colocar a pasta de amendoim. Acho que vou fazer a cobertura com creme de leite, será que dá certo???

    ResponderExcluir
  6. Oi Jully, como comentei em outro post vc esta mais do que de parabéns, confesso ser uma grande admiradora sua, vc é das poucas dona de blog e ou site que realmente tem carisma e atenção aos seus "seguidores". Em maio eu e meu esposo faremos aniversário, ele dia 01/05 e eu dia 09/05 e bom gostaria muito de fazer essa receita como nosso bolo de aniversário, eu gostaria de saber se teria como substituir o psyllium por outra coisa?
    Grata,
    Elineide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli
      Obrigada pelos elogios, não sei se mereço. A única coisa que substitui o psyllium é o glúten. Neste caso, umas 3 colheres serão suficientes. Mas sugiro também o bolo de amendoim, vc já conhece a receita? Um feliz aniversario aos dois. Beijocas

      Excluir
  7. Oi July,

    ADORO suas receitas, já fiz a trufa intuição pro meu marido (ele amou), o cheesecake de limão (ele tb amou) ehheeheh e fiz outras coisas também q ele tb adorou, obrigado! Agora sobre essa receita, onde eu moro não consigo encontrar o Psyllium, o que eu posso substituí-lo?

    bjosss

    ResponderExcluir
  8. O glúten pode até substituir, mas acho que nao fica tão bom. O psyllium é único. Tente comprar pela internet. Beijos e obrigada por seguir o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Você pode me indicar onde comprar? BJosss

      Excluir
    2. http://www.estacaodosgraos.com.br/graos/funcionais/psyllium.htmlAcho que tem na estação dos grãos:

      Excluir
  9. Oi July
    Qual pasta de amendoim voce usa?

    ResponderExcluir
  10. Oi July, eu não tenho albumina, existe algum substituto?
    Obrigada. To adorando suas receitas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode tentar fazer sem albumina e aumentar a farinha de amendoas.... Bjs

      Excluir
  11. Sigo seu blog.
    Todo dia venho olhar esse bolo Jully.
    Talvez essa semana, faça.
    Obrigada por compartilhar.
    Onde posso achar albumina?
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Esse foi o melhor bolo que já fiz até hoje.... Albumina é encontrada em casas de produtos naturais ou suplementos. Abçs

    ResponderExcluir