domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cebolinhas em conserva

Olá amig@s,

Vocês podem até não acreditar, mas eu NUNCA fiz conservas na vida. Mesmo adorando qualquer coisa em conversa (pepino, pimentão, etc.) nunca tive paciência ou vontade de fazer... Mas essa semana eu ganhei muitas cebolas do meu cunhado, inclusive as cebolas pequenininhas para conserva. Agora não adianta mais dar desculpas e chegou a hora de aprender, heheheh. Esse post é feito principalmente para os inexperientes na cozinha também conseguirem fazer sua conserva. Medi todos os ingredientes para fazer uma passo-a-passo bem fácil. Lembrando que as quantidades são para cada vidro de conserva (300g). Assim, se vocês quiserem fazer mais, é só dobrar ou triplicar as quantidades, ok? Ao final, deste post, coloquei as principais características de alguns tipos de cebola. Nunca imaginei que encontraria tantos, heheh. Espero que gostem.







Para cada vidro de conserva
 Ingredientes
10 cebolas pequenas para conserva (n.18)¹
1 colher de chá de sal
2 pimentas dedo de moça ou malagueta
1 colher se sopa de orégano
1/2 xícara de água filtrada
3/4 de xícara de vinagre de álcool (200ml)



 Preparo
1. Esterilize os vidros de conserva: lave com água e detergente e passe água fervendo. Pegue os vidros com um pegador de metal e vire-os em uma pano para escorrer.
2.  Descasque em média dez cebolinhas para cada conserva. 
3. Em uma panela, ferva 1 litro de água com 1 colher de sopa de sal. 
4. Cozinhe as cebolinhas de 10 a 15 minutos, até ficarem macias. Escorra e lave com água fria, a fim de parar o cozimento.
5. Em cada vidro de conversa coloque o orégano, o sal, a pimenta e 1/2 xícara de água. 
6. Adicione as cebolinhas, até encher o vidro.
7. Complete com o vinagre, em média, 3/4 de xícara. Tampe as conservas.



 Leve à geladeira por três dias antes de servir.
Conserve, na geladeira, por dez dias.


Fases:


Para esta conserva você pode usar diversos tipos de cebolas, desde que sejam pequenas e caibam nos vidros.

Tipos de Cebolas:


 1. Cebolas-pérola
Maiores do que as cebolas de conserva. estas são também conhecidas como cebolas-bebé ou botão. Têm um sabor delicioso e delicado. As cebolas-pérola são particularmente doces e podem ser usadas numa vasta variedade de pratos.

2. Cebolas Vidalia
Uma cebola americana cultivada no sudeste da Geórgia. A Vidalia é muito doce, crocante e suculenta, com um trago picante. Boa crua, cortada em rodelas finas em saladas. É boa assada.

4. Cebolas amarelas
As cebolas mais comuns com casca castanha-dourada semelhante a papel. Têm um forte sabor a cebola. São ideais para usar em qualquer prato cozinhado.

10. Doces Texas são descendentes de cebolas Bermudas, levadas aos EUA em 1898.

11. Cebolinhas de conserva: A Giant Zittau é maior e tem uma casca mais escura. Usada para pickles, e em espetadas e para qualquer receita onde precise de uma cebola pequena.

13. Cebolas vermelhas
Por vezes chamadas cebolas italianas. Por baixo da bonita pele vermelha escura-púrpura a polpa é branca, com riscas vermelhas. A polpa é muito doce e suculenta. Ótima crua em saladas ou cozida em certas receitas que pedem uma doçura distinta.

15. Chalotas
Uma cebola pequena que se divide em dois ou mais dentes quando descascada. Tem menos cheiro do que a cebola comum e é considerada mais suave e mais fácil de digerir. Um legume aromático usual na cozinha francesa, a chalota é usada numa série de receitas clássicas. As chalotas desfazem-se quase por completo quando cozinhadas, mas não as deixe alourar ao salteá-las pois ficarão amargas. 

18. Cebolas pequenas para conserva¹, tem sabor picante e são bastante resistentes ao calor.

20. Cebolas Bermuda
Outra cebola grande, ligeiramente mais atarracada do que a cebola espanhola. Sabor suave. Boa crua em saladas. 

22. Cebolas brancas
Uma cebola americana com uma casca branca pura. O sabor é bastante forte e pungente. Usada sobretudo para cozinhar, onde dá um excelente sabor. Boa em saladas se se quiser um sabor forte a cebola.

28. Cebolinhas de conserva: Cebolas minúsculas brancas ou pálidas. A Paris Silverskin é branca pura e do tamanho de um berlinde.
  


Se você quer mais informações sobre os tipos de cebolas, acesse o site:
http://www.saveur.com/article/Techniques/onion-guide

2 comentários:

  1. Adorei, adorei, adorei o post!!! Seu blog é maravilhoso demais! tbm nunca iz conservas... quem sabe não me animo agora? bjoo
    http://fabipimentarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir