quarta-feira, 20 de março de 2013

Philadelphia de indução

Bom dia amig@s

Todos sabem que durante a Dieta de indução, não é recomendado comer queijo branco. No entanto, com nosso jeitinho brasileiro, sempre damos um jeitinho, hehehehhe. A amiga Néri, me chamou e contou dessa receita. Na hora fiquei interessada, pois quando uso o creme cheese nas receitas, fico sempre com um pouco de culpa, por não ser muito recomendado. Além do fato de custar quase 5 reais cada caixinha de 150g, um absurdo!! Assim, ontem, peguei minha curiosidade e fui para a cozinha. O pior foi esperar de um dia para o outro para ficar pronto. Agora que está devidamente "experimentado" e aprovado, vim dividir a receita com vocês. Espero que gostem!!




Esta receita pode ser feita basicamente de duas formas: a primeira é com limão e a segunda é com vinagre. Na versão de limão, eu usei dois, mas avaliando o resultado acredito que apenas um limão ficaria melhor. O limão "talha" o creme de leite melhor do que o vinagre, além do que, Philadelphia com sabor de vinagre, não é o máximo da vida, né? Se você preferir fazer com vinagre, você não vai perceber o "talhar" tanto quanto com limão. Mas não tem problema, deixe agir por uns 15 minutos e depois coloque para coar. Uma última ressalva, não coloque para coar em um pano, pois não é igual ao queijo feito de leite. Faça como indiquei, use o papel toalha, ok?


Ingredientes
200ml de creme de leite
1 limão
ou
1/2 xícara de vinagre


 Preparo
1. Em uma tigela, misture o creme de leite ao suco do limão (ou vinagre). Deixe descansar por 15 minutos. 

Você pode temperar seu queijo com sal, pimenta seca e outras especiarias a gosto. Lembre-se de usar, para temperar, apenas ingredientes secos ou conservados no óleo, como: salsinha, manjericão, sardinha, atum, tomate seco, etc.

2. Prepare o recipiente no qual você vai "moldar" o queijo. 

Eu fiz de duas maneiras: coloquei um pedaço de uma garrafa PET sobre uma peneira plana. Este "forma" foi forrada com 1 folha de papel toalha de boa qualidade. A outra maneira é mais simples, forre uma peneira com papel toalha. Nos dois casos, é preciso colocar sobre uma tigela para aparar o líquido que irá sair.

 


3. Coloque a mistura no recipiente forrado e deixe escorrer, de um dia para o outro, na geladeira.



 Na minha opinião, a versão feita com limão ficou mais "firme" e mais saborosa.















21 comentários:

  1. Oi Jully,

    podemos usar esse queijo nas receitas em que levam cream cheese, por exemplo, mouse de limao?

    Nunca fiz queijo...entao acho que sera uma grande brincadeira de experimento culinário...sabe aquela sensação de quando éramos criança e fazíamos a experiência do feijao com algodao e ficávamos ansiosas esperando crescer...rsrsrsr

    ahhh...comprei seu livro de receitas doces...deve chegar essa semana...estou ansiosa pra começar a me aventurar nas receitas...e sabe, o mais engraçado é que não sou muito fã de cozinha e nem prendada, mas estou tao empolgada com essa nova filosofia de vida Low carb que estou adorando passar horas cozinhando...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dea, vc não é a primeira que me diz que não cozinhava e com a dieta passou a cozinhar... é muito gostoso... se divirta... Acho que a versão com limão substitui muito bem o Philadelfia nas receitas que vão o creme cheese...quero testar uma cheesecake... bjs

      Excluir
  2. Jully, que coisa fantástica! E simples! Mais uma vez, você está de parabéns. Vou fazer esse teste também e catar uma receita tua para usar.

    Posso dar uma sugestão? O que você acha de colocar um botãozinho de "imprimir" no final das tuas receitas?

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana!!!

      Adorei a ideia do botãozinho de imprimir!!! rsrsr

      Excluir
    2. Pronto meninas... consegui,...podem imprimir a postagem agora....
      bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Jully, obrigada por aceitar a sugestão. Ficou legal, mas não saiu a receita toda, parou no "Preparo". Acho que existe uma forma de imprimir somente a receita, se quiser eu dou uma pesquisada e te falo.

      Beijos.

      Excluir
  4. Desculpe, Jully, na verdade saiu tudo. Tudo mesmo, inclusive os comentários.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Jully, eu de novo: dá uma olhada nesse link, que ajuda no que eu te sugeri:

    http://www.dicasparablogs.com.br/2010/12/imprimir-ou-salvar-em-pdf-o-post-do-seu.html

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso, Jully!
    Eu aqui, ainda engatinhando, e você aí, já "fazendo arte"!
    Esse Philadelphia sempre esteve nas primeiras posições aqui no meu ranking de gostosuras, mas nunca me atrevi muito...
    Vou experimentar logo!
    E parece que hoje foi o dia de falar do "efeito colateral" dessa dieta: por a gente na cozinha, experiente ou não, prendada ou não...
    Mas é claro que isso não se aplica a você, né?
    Cozinhar com amor e competência parecem ser o seu forte!

    ResponderExcluir
  7. Jully!!! Eu fiz e vou dizer o seguinte: FICOU MARAVILHOSO!!!!! É, assim gritando mesmo! Ficou fantástico, azedinho (fiz com limão, claro), cremoso.

    Que marravilha! Que bom ter você com seus experimentos culinários para salvar as atkinianas.

    Agora, só fica faltando o cheese cake!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal lu, adoro saber quando uma receita dá certo... Bjs

      Excluir
  8. por acaso a água que sobre não seria whey protein

    ResponderExcluir
  9. Jully, o creme de leite pode ser de caixinha (sem leite em pó nem amido na composição)?? Tô DOIDA pra fazer!

    ResponderExcluir
  10. Uma outra forma de separar o líquido da "massa" é usando filtro/coador de papel para café.
    Faço isso com iogurte natural.

    ResponderExcluir