domingo, 5 de maio de 2013

Falando de gorduras: manteiga ou margarina

A palavra de ordem na nossa dieta é "desconstruir". Desconstruir tabus, preconceitos e verdades universais. Começando com: "gordura é ruim". No estilo de vida low carb, gordura não é ruim. Imagine a cena: nossos ancestrais separando as gorduras dos alimentos. -"Neander", me passe o peito, porque a coxa tem muita gordura... heheheheh. Vou estudar mais sobre as gorduras e trazer informações para vocês, por enquanto vamos falar de manteiga e margarina, pois essa semana fui questionada sobre a margarina. No livro do dr. Atkins é bastante clara sua posição: manteiga pode e margarina, não. No entanto, ele não explica muito os motivos. Achei válido fazer um post sobre isso. 




 Retirei uns trechos do post "Manteiga X Margarina" do Caio Fleury do blog Primal Brasil, para explicar melhor as características de cada um, sugiro a leitura na íntegra diretamente em seu blog.


Para chegar ao ponto de margarina, que encontramos no supermercado, antes ela passa por diversos processos químicos, é um tal de "estica e puxa": "extração química, aquecimento intenso, branqueamento e desodorização". As gorduras são bastante sensíveis, principalmente à temperatura. Os óleos "bons" são extraídos a frio para não alterar suas propriedades. Agora, imagina o que faz com a margarina todos esses processos físico-químicos...

Quando morei na Itália, conheci a fabricação do azeite mais de perto. Um amigo colhia suas próprias olivas e levava em um amigo para prensá-las. Extraía seu azeite de oliva, colocada em garrafas de vidro (nunca plástico) e conservava no porão junto ao vinho. É tudo uma questão de química. Gente, o sabor do azeite era inigualável. Denso, saboroso.... (salivei só de lembrar, heheheh)

O problema é que estamos há anos escutando a mídia falar o quanto a margarina é saudável. Para isso eles colocam uma família feliz em volta da mesa, rindo e comendo margarina. O marketing é fundamental, veja a Coca cola que conseguiu transformar uma marca com dois nomes horríveis (coca+cola) e com um produto que faz mal, em sinônimo de descontração e alegria. Sempre Coca-colaaaa...

Fechando esse parênteses, voltemos à nossas desconstruções: desde sempre imaginei que o óleo de canola e girassol fossem muito mais saudáveis. Não que a calona não seja boa, o problema está na forma como se obtém esses óleos. No caso da nossa dieta, os óleos "bons" são aqueles ricos em ômega 3, como o óleo de peixe (principalmente salmão), azeite extra virgem de oliva, óleo de coco e óleo de linhaça, são os principais (prensados a frio). 

Sobre a manteiga

Vocês imaginavam que a manteiga é rica em VITAMINAS E MINEIRAS ESSENCIAIS, COMO O SELÊNIO, A VITAMINA A, A VITAMINA K, O ÁCIDOS GRAXOS, ETC? 



  
 Comparando...

OK, então você pode argumentar para mim que a margarina que você compra não tem gorduras trans (e esquecer toda a coisa de extrai, esquenta, esfria, branqueia e desodoriza). Tudo bem, esqueçamos esse "pequeno fato", então vamos comparar a composição da manteiga e da margarina e ver qual é melhor para a nossa dieta.

A margarina é composta de MUITAS coisas: óleos vegetais líquidos (lembra do ômega ?), água, soro de leite, leite em pó desnatado, vitamina A... depois vários estabilizantes, aromatizantes, acidulantes, antioxidantes, etc.

a manteiga é composta de: creme de leite pasteurizado e cloreto de sódio!! 

Até, se você preferir, você pode pegar a nata, bater na sua batedeira que ela vai virar uma manteiga. Não tem segredo, não tem alterações de temperatura, alteração de sabor e de nenhum estabilizante. 

 Enfatizei na foto abaixo o fato de que as duas não contém carboidratos. MAS.... isso é um engano bem comum na nossa dieta. A NOSSA DIETA NÃO SE RESTRINGE APENAS À CONTAGEM DE CARBOIDRATOS, porque é a qualidade do carboidrato que conta. Lembram do post que fiz sobre o açúcar? (clique aqui). Lembram do exemplo do açúcar de cana e da cana pura? Não é possível comparar.

Só para lembrar, leite em pó não é permitido na nossa dieta, ok?




Será que preciso comentar mais? 


 
ATKINS, R. A nova dieta revolucionária do dr. Atkins. São Paulo: Editora Record, 2000.
p. 106.

12 comentários:

  1. Eu fiz nutrição e sei que não existe margarina sem gordura trans, é a maior mentira do mundo, e até a dieta dos pontos fala sobre preferir manteiga ao invés de margarina, e evitar essas gorduras vegetais a qualquer custo, nosso organismo não sabe eliminar esse tipo de gordura, vou procurar o livro e postar pra vocês o conteúdo falando sobre isso, margarina é tão venenosa quanto o açúcar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Sandra, posta sim, adoraria.

      Excluir
  2. Excelente, Jully!
    Desde que optei por "experimentar" a "dieta", há quase 2 meses atrás, buscar orientação com informação de qualidade foi a minha preocupação principal.
    Especialmente pelo que você disse: a "desconstrução" de paradigmas é absolutamente necessãria para aqueles que desejam pensar por si próprios, fazer suas próprias escolhas...
    Mas essa desconstrução só é possível através do estudo, da experimentação, da (pa)ciência, caso contrário, enfrentar, de "peito aberto" as "grandes verdades" já estabelecidas, tornam-se mera aventura, fadada ao fracasso e à desilusão.
    O conhecimento nos liberta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei em vc enquanto escrevia este post, hehheheh. Beijos

      Excluir
  3. P.S E sem falar que manteiga é muito mais gostosa!!!
    Rsrsrsrsrs!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jully,

    Queria ter tido a oportunidade de agraceder à tua resposta no face sobre esse meu questionamento. Infelizmente, você deve ter sabido o que aconteceu comigo. Enfim, admiro muito a maneira como você expõe os assuntos, clara, objetiva e didaticamente e, principalmente, de forma justa e sem afetações. Não à toa vivo por aqui no teu blog, tentando acertar com meus erros, já que estou há quase 2 meses na Atkins e ainda tenho muito o que aprender.

    Muito obrigada pela atenção, por gastar tempo com pesquisas e informações e trazê-las a nós dessa forma tão generosa. Além, claro, das receitas maravilhosas que fazem a gente não se sentir um ET no mundo dominado pelos carbos e açúcares.

    Um beijo, grande abraço e sucesso sempre.

    (Agora eu só vou comer mantÁiga, guria!)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Adorei o post Jully!!!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. Jully:
    Como sempre teu(nosso) blog muito esclarecedor. Amei!!!

    ResponderExcluir
  7. Jully,

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Realmente seu blog é fantástico!!!!

    Estou numa situação difícil: Engordei 20 kilos na gravidez, perdi 10 com o parto e 1 kilo amamentando ( pra mim não funcionou a história de que amamentar emagrece e olha que meu bebê mamava 1h30m). Estou enfrentando verdadeira maratona para perder os 9 kilos restantes. Já tentei dieta da sopa, da usp, até sibutramina e nada de emagrecer nem 100 gr.!!!

    Depois de muito ler e pesquisar, comecei a fazer esta dieta segunda-feira.Li quase tudo e fiquei triste com uma coisa: O creme de leite que estou usando tem leite em pó, apesar de falar que tem 0 carbo, além disso uso margarina para passar meus bifes, porque fica mais gostoso. O resto está perfeitinho...carne no almoço e janta, gelatina loçucar no café da manhã, lanche da tarde e noite, mussarela somente no café da manhã(50 gr) e duas colheres de verdura no almoço; e dois ovos dia sim, dia não. Só isso.

    Além de ser uma dieta lowcarb, estou controlando as calorias também.

    Acabei de pesar e emagreci dois kilos. Estou feliz, mas insegura sobre estar fazendo a dieta de modo incorreto.

    Assim faço duas perguntas:

    Terei que começar a dieta novamente, por esta usando margarina e creme de leite errado?
    Existe algum sintoma para saber se meu corpo entrou em cetose?

    Um grande abraço!!!

    Ana

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, acabei de ver seu blog...
    Que maravilha tudo bem explicadinho, tudo que preciso nesta fase da dieta!!
    Obrigada

    Malu

    ResponderExcluir
  9. Bom dia estou com uma dúvida é precisando de dicas, posso comprar qualquer manteiga e qualquer banha ou só determinadas marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu opto pela manteiga da feira e pela banha comprada direto do colono, pois são menos industrializadas... beijos

      Excluir