domingo, 19 de maio de 2013

Salgado Maromba

Boa noite amig@s

Essa semana tomei conhecimento de um salgado que está bombando nas redes sociais, é o Salgado Maromba. É claro que eu não poderia ficar de fora, até uma campanha para a Ana Maria levá-lo no seu programa eu já vi. Várias versões já rolam em blogs ligados à culinária fitness, trouxe para vocês a versão² mais Atkins que encontrei. A dona da receita é uma menina linda que ama fazer dieta e malhar!! O nome dela é Tati Girasole Guidi (@tatigguidi no Instagram). Como resultados dessas duas paixões ela teve a ideia do Salgado. A receita é deliciosa, e com a prática se torna bastante simples. O ideal é que você tenha uma batedeira e um processador para facilitar ainda mais o preparo.


Ingredientes

120g de peito de frango cozido
60g de couve-flor¹ cozida
Temperos a gosto (manjericão, salsinha, orégano)
1 gema
1 clara
Sal e pimenta a gosto











Preparo

1. Para desfiar o peito de frango, bata com a batedeira.
2. Misture o frango desfiado e a couve-flor. Acrescente a clara de ovo e bata no processador até alcançar uma mistura homogênea. Tempere a gosto.

 

  
3. Separe o recheio a gosto (usei palmito e queijo). Você pode usar: brócolis, atum, requeijão, tomate, picles, cebola, etc.



4. Abra a massa sobre um plástico para modelá-la. O formato vai depender do tamanho do salgado que você quer. 
5. Coloque o recheio no centro, mas tome cuidado para não colocar muito, senão ficará difícil para fechar.

 


6. Feche o salgado e retire o plástico de baixo dele. Se a forma não for de teflôn é melhor untá-la com manteiga.
7. Para dourar, finalize pincelando uma gema de ovo na parte superior do salgado.
8. Como os ingrediente já foram todos cozidos, leve ao forno por 20 minutos ou até dourar.







¹Pode substituir a couve-flor por outros vegetais como o brócolis, berinjela ou abobrinha.
²Em nenhuma receita vi o uso da clara, mas acredito que para dar liga, seja uma ótima opção. Sendo assim, acrescentei a clara nesta receita.
³Eu não testei, mas acredito que seja possível congelar antes de assar, pois os ingredientes são todos cozidos.


 

42 comentários:

  1. Amei esta receita vou experimentar (= não aprecio muito ciuve flor mas acredito que até não fique um sabor muito intenso tenho medo de experimentar com corgette pois a mesma larga muita água.... que acha? beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao da para sentir a couve flor....bjs

      Excluir
  2. Jully eu até comentei no atkins flex q amei ...agora vi q o seu ficou mais firme q o meu ....em xicaras vc saberia me dizer a quantidade do frango e do couve flor...não tenho balança ...o meu ficou muito bom mais um pouco molinho ,não conseguir partir como esse seu...obrigado Maricelma.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom eim, pena q não tenho processador pra fazer :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça no liquidificador! Tb funciona!

      Excluir
    2. Obrigada! Estava justamente com essa dúvida: rola ou nao no liquidificador? Vou tentar.Obrigada de novo.

      Excluir
  4. Jully, que delíciaaa!! Mas por favor, se possível passe as quantidades em xícaras.... não temos balança de cozinha :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu já li dessa receita (tb já fiz, é ótima), em geral é 2 frango: 1 legume. Então, você pode experimentar colocar 1 xícara de frango : 0,5 legume...

      Excluir
  5. Jully, eu fiz ontem mesmo!! mas... não segui a quantidade da receita a risca. Queria fazer uma quantidade maior para guardar. Como eu não tinha muita couve flor misturei com brocolis e fui brincando... o pior é que o marido não sabia que tinha comida no forno e desligou!!! quando fui olhar quase tive um treco. rsrsr acabou de assar tarde e eu só fui exprimentar hoje cedo. Apesar de ter ficado feinho o gosto esta muito bom!!! acho uma boa pedida para o lanchinho da tarde (eu tenho uma fome monstro às 17:30)

    ResponderExcluir
  6. Jully, tudo bem? Eu fiz também esse salgado, só que ele ficou esfarelando. O seu ficou esfarelando?


    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se esfarelou é porque faltou couve-flor... Bjs

      Excluir
  7. Eu fiz e amei, mas queria saber também a quantia em xícaras, porque o meu ficou esfarelado. Beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende das verduras que utilizar. Se ficou quebradiço coloque mais couve flor.

      Excluir
  8. Oi, Jully, eu coloquei praticamente 1 pé de couve-flor. Como eu fiz na pressa, talvez tenha sido isso, porque a couve-flor é muito aguada e assim que ela cozinhou eu misturei. A massa ficou seca.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jully, tudo bem?
    Todo dia estou tentando alguma receita que voce posta!
    Hoje tentei esta, o meu ficou totalmente esfarelado! não ficou igual ao seu da foto! Vi que outras pessoas tiveram a msm experiência que eu!
    Da próxima vou tentar colocar mais couve -flor!
    Mas o gosto ficou uma delicia, fiz de blanquet de peru e muçarela light.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Jully, o sabor dessa receita é incrível!!!! Fica demais!! Eu fiz, com couve-flor e com batata doce e ficou muito bom! Porém, não consegui fazer ficar DOURADO de jeito nenhum!!!! Pincelei a gema, e mesmo assim, o que ficou "semi-dourado" já tava no forno há uns 40 minutos!!!! Daí ficou muito seco. :(

    ResponderExcluir
  11. Garota, receita show de bola, viu? Achei teu blog por acaso, testei a receita hoje mesmo e aprovei!!!! obrigadaaa!!

    ResponderExcluir
  12. Incrível essa receita!! Simplesmente divino! Medi tudinho na balança e deu certinho (só que o meu parece ter ficado bemmmm menor que o seu)!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se pode fazer no liquidificador ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica. Se fizer no liquidicador, talvez tenha que deixar um pouco mais liquido. Depois terá que tirar um pouco do líquido para conseguir moldar. tente e nos diga se deu certo. Beijos.

      Excluir
  15. vc nao tem face nao, queria segui-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho face sim, mas reservo ele para minha vida não virtual, parece contraditório, hehehheheh... Você pode seguir meu Instagram... de qualquer forma estou sempre por aqui... bjs

      Excluir
  16. Jully fiz agora. ... mas refoguei com temperos o frango antes de misturas com a couve flor....ficou beeeem mole e ao assar a massa abriu! Rs
    Dai nos outros enrolei com mussarela por fora, ficaram perfeitos! Como fiz muito, usei a massa pra fazer uma torta de palmito...um luxooo!
    Parabéns e obrigada por disponibilizar as receitas. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Jully fiz agora. ... mas refoguei com temperos o frango antes de misturas com a couve flor....ficou beeeem mole e ao assar a massa abriu! Rs
    Dai nos outros enrolei com mussarela por fora, ficaram perfeitos! Como fiz muito, usei a massa pra fazer uma torta de palmito...um luxooo!
    Parabéns e obrigada por disponibilizar as receitas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sua couve flor..... Melhor colocar aos poucos para não ficar muito mole... Mas que bom que deu certo...

      Bis

      Excluir
  18. Bom dia Jully! Fiz ontem a noite e ficou maravilhoso, até quem não está na dieta comeu e adorou. Vou experimentar fazer com carne moída de filé de porco, depois volto para contar. Bjs e obrigada pelas dicas maravilhosas do teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que bom!!! Minha filha que nunca gosta de nada também adorou... bjs

      Excluir
  19. Oi Jully! Voltei para te contar o resultado do salgado feito com filé de porco, ficou muitoooooooooooo bom! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba.... Imagino que ficou bem saboroso.... Bjs

      Excluir
  20. Bom dia JullY,fiz essa receita ontem a noite e deu tudo certo,recheei com um pouquinho do frango desfiado e requeijão.resultado:TUDO DE BOM!!!Cozinhando a couve flor no vapor eu acho que junta menos água.Show esta receita,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  21. Oiiii...nossa, parece delicioso! Vou fazer amanhã! Esse salgado maromba pode na fase de indução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final das minhas receitas tem um lembrete das fases permitidas... Bjs ;)

      Excluir
  22. acabei de fazer e comer delicia viu,da proxima vou fazer com queijo.

    ResponderExcluir
  23. Hj foi o dia da cozinha!!!!
    Fiz varias coisas e, of course, esse salgado!
    Misturei couve flor com brocolis para a massa e recheei com queijo!
    Delíciosooooo!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Qual o tamanho desse salgado com as quantidades indicadas? Da para 2 pessoas ou é individual? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da fome, mas acho que serve duas pessoas, sim. Bjs

      Excluir
  25. fiz no liquidificador e ficou mole huehue n consegui modelar direito e tive que deixar uns 40 min no forno em fogo baixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da couve flor, ou da verdura que vc usou. Neste caso, vc pode acrescentar uma "farinha" saudável, como fibra de aveia, farinha de amêndoas, fibra de soja, etc. Bjs

      Excluir
  26. minha massa ficou mole , mas eu coloquei farinha de linhaça e ficou ótimo. Usei recheio de requeijão, ficou muito bom.....obrigada Jully.

    ResponderExcluir
  27. Não Tenho forno, se desse pra fazer no microondas já teria tentado. kkkkkk

    ResponderExcluir