quarta-feira, 24 de julho de 2013

TUDO SOBRE A NUTRIÇÃO PÓS-EXERCÍCIOS

Olá amig@s,

Vocês sabem que eu acho super importante treinar e junto com o emagrecimento construir um corpo saudável, certo? Então, estou lendo e pesquisando o que é melhor para comer antes e depois dos treinos para potencializar os resultados. Já falei sobre os suplementos, mas a gente esquece que a alimentação pode ser a chave "secreta" para otimizar resultados. Confesso que no começo da dieta, não estava nem aí para o que diziam, eu ia treinar sem comer e comia proteínas após o treino porque já estava na minha dieta, mas não relacionava o que eu comia com os treinos. Sobre este assunto são diversas as opiniões. Quero dizer que para mim ciência (nutrição, educação física, psicologia, medicina, etc.) não é DOGMA... existem diferentes pontos de vista. Não é verdade que podemos procurar 10 médicos diferentes, cada um vai dizer uma coisa? Acho que devemos procurar as opiniões e decidirmos no que queremos acreditar (sempre que alguma evidência não prove o contrário). É importante também escutarmos nosso corpo. Não adianta alguém falar que você deve comer pão integral, se quando eu como o bendito pão, desencadeia em mim a compulsão. Por isso eu sugiro, pesquisem, leiam e tirem suas próprias conclusões. 
Estou pesquisando sobre a alimentação antes e depois do treino, e sobre a "janela da oportunidade". No entanto, a maioria dos textos que encontrei são iguais. Não estou dizendo que expressam a mesma coisa, estou dizendo que são copiados e colados em vários blogs, hehheheh. Minha eterna amiga Tatiane Nunes me mandou um link bem legal de um blog (em inglês) sobre o assunto. Dei uma lida (com meu inglês de ensino médio) e gostei. Acho que ele é bem didático. Pedi ao meu cunhadinho (amado, que é fera no inglês) para traduzir bem bonitinho para dividir com vocês. Segue o artigo abaixo e como já disse, leiam, reflitam, tirem suas próprias conclusões e tentem adaptar em suas dietas o que traz de informação o artigo...

Meus comentários estão em itálico e vermelho...

Espero que gostem...


TUDO SOBRE A NUTRIÇÃO PÓS-EXERCÍCIOS

O que você come é importante. Entretanto, quando você come pode ser simplesmente crítico.


O que é Nutrição Pós-exercícios físicos?

Nutrição pós-exercício físico é um tópico legitimamente intrigante. A ideia básica está em três aspectos:

  • O corpo lida diferentemente com os nutrientes em momentos diferentes, dependendo da atividade.
  • O que você consome antes, durante e especialmente após seus exercícios físicos é importante.
  • Consumindo certos nutrientes após os exercícios (conhecido como nutrição pós-exercício), você melhora a composição do seu corpo, desempenho e recuperação global;

Vários estudos avaliaram tudo desde a composição das bebidas de carboidrato pós-exercícios á combinações exatas de aminoácidos. Estudos continuam a revelar estratégias nutricionais pós-exercícios eficazes para atletas e amadores de todos os tipos.

Geralmente a nutrição pós-exercícios físicos tem três propósitos específicos:


  • Reabastecer glicogênio
  • Diminuir o colapso proteico
  • Aumentar a síntese proteica

Em outras palavras, atletas e amadores querem:


  • Reabastecer seus estoques de energia
  •  Aumentar o tamanho e/ou qualidade muscular
  • Reparar qualquer dano causado pelos exercícios
 
Fazendo isso, eles querem aumentar o desempenho, melhorar o desempenho e permitir que seus corpos fiquem livres de lesões.

Os benefícios propostos de uma boa nutrição pós-exercícios incluem:


  •  Recuperação melhorada
  • Menos dor muscular
  • Habilidade aumentada para definir musculo
  • Função imune aumentada
  • Massa óssea melhorada
  •  Habilidade aumentada para utilizar gordura corporal

Esses benefícios parecem funcionar para qualquer um, independente do sexo e idade

Por que exercícios e nutrição pós-exercícios físicos são tão importantes?

Quando nós fazemos exercícios intensos, nós fazemos micro lesões aos tecidos e gastamos “combustível”. 

Isso é o que nos faz mais fortes afinal, enxutos, esbeltos e mais musculosos, mas no curto prazo isso requer recuperação.

Recuperação e restauração ocorrem através da quebra de proteínas velhas e danificadas (conhecidas como colapso de proteínas) e a construção de novas proteínas (síntese de proteína) – um processo conhecido amplamente por Renovação Proteica.

A síntese de proteína muscular é levemente aumentada (ou inalterada) após exercícios de resistência, enquanto aumenta dramaticamente o colapso de proteínas. Nós estamos promovendo mais quebra de proteína que síntese proteica.
 
A relação entre esses dois parâmetros (taxa de síntese de proteína muscular e quebra de proteína muscular) representa a base metabólica para o crescimento muscular.



A hipertrofia muscular ocorre quando um equilíbrio proteico positivo pode ser estabelecido durante a recuperação – em outras palavras, quando temos certeza que nós temos suficientes matérias-primas disponíveis para ocorrer a síntese proteica, então ela não fica para trás da quebra proteica.


Isso é especificamente difícil de acontecer com atletas de resistência, pois a síntese proteica cai e a quebra de proteínas sobe.
 


Quebra e síntese proteicas


Estudos mostram que essa tendência pode ser revertida – especificamente, síntese proteica é estimulada e a quebra proteica é suprimida quando você consome o tipo certo de nutrientes após os exercícios.



Entretanto, a proteína não é a única preocupação. Durante as sessões de exercícios, carboidratos armazenados podem ser substancialmente queimados. 


Assim, durante o período de atividade física, nós requeremos proteínas e carboidratos.
(Gente, eu entendo que eles não estão falando aqui de brigadeiro, pão e pizza, ta? pensem em batata doce, berinjela e carboidratos complexos de baixo índice glicêmico)

As matérias-primas que nós damos ao corpo através do consumo de alimentos/suplementos durante períodos de exercícios e de pós-exercícios são críticos para criar um ambiente metabólico que desejamos.

O que você deve saber sobre a Nutrição pós-exercícios físicos


Disponibilidade

A disponibilidade influencia muito na entrega e transporte de aminoácido/glicose.

Em outras palavras, para nossos corpos usarem matéria-prima para recuperar e restaurar, essas matérias tem que estar disponíveis. Se eles estão disponíveis, então nosso corpo provavelmente vai utilizá-las. Simplesmente pelo fato de ter as matérias-primas por perto podem significar que está na hora de restaurar.

Nós melhoramos a disponibilidade de duas formas:


  • Circulação sanguínea aumentada para o músculo esquelético durante e após exercícios significam que mais nutrientes estão circulando mais rapidamente.
  • Fornecendo um grande suprimento de aminoácido e glicose sanguínea durante e após exercícios físicos significa que a taxa de síntese de proteína aumenta.

A Janela da Oportunidade

Alguns referem à esse fenômeno de exercícios e pós-exercícios físicos como “a janela da oportunidade”.

Durante essa janela, seus músculos estão prontos para aceitar nutrientes que pode estimular o reparo muscular, crescimento muscular e fortalecimento muscular.

Essa janela é aberta imediatamente após seus exercícios e começa a se fechar bem rapidamente. Pesquisas sugerem que enquanto persistir a síntese de proteínas por pelo menos 48 horas após os exercícios, é importante obter a nutrição pós-exercícios imediatamente, e dentro de 2 horas depois (muitos falam em até 45 min).

Se você alimenta seu corpo adequadamente enquanto essa janela estiver aberta, você então obterá os benefícios.

Se você não fornecer adequadamente a nutrição pós-exercícios rápido o bastante – mesmo se você atrasar por poucas horas – você diminui o armazenamento de glicogênio muscular e síntese de proteína. 

Logo que você deixar o último haltere, você já deve consumir algum nutriente pós-exercício (Eu tomo meu whey isolado).



O que comer?

Como mencionado, a nutrição pós-exercícios físicos requer duas coisas:


  • Proteína para ajudar a Síntese Proteica
  • Carboidratos para ajudar a repor glicogênio muscular (e aumentar o papel da insulina em transportar nutrientes para dentro das células) (continue lendo, mais abaixo tem uma solução para os aktianos, heheh)

Você pode certamente comer uma refeição completa que vai ao encontro à esses requerimentos após os exercícios.

Entretanto, refeição completa não são sempre práticas.


  • Algumas pessoas não tem fome imediatamente após atividade física.
  • Refeições completas tem digestão lenta, e nós queremos nutrientes disponíveis para uso imediato.
  • Refeições completas que requerem refrigeração podem ser menos práticas.

Por outro lado, consumir uma formulação líquida que contenha carboidratos de fácil digestão (por ex. maltodextrina, dextrose, glicose, etc.) e proteínas (por ex. proteínas hidrolisadas ou isoladas)

  • Podem acelerar a recuperação utilizando insulina para transportar nutrientes para dentro das células;
  • Podem resultar em rápida digestão e absorção; e
  • É frequentemente tolerada durante e após os treinos (vocês podem tomar o whey durante os exercícios e depois, super prático, leva o pozinho e mistura com água na hora que for beber)



Combinação de proteína e carboidrato podem ajudar na recuperação



Dados indicam que apenas precisa de 20g de proteína após o treino para estimular ao máximo a síntese proteica muscular.

Qual tipo de treino qualifica?

Poupe sua bebida nutritiva para treinos com pesos e treinos de resistência que durem 45 minutos ou mais.

Exercícios casuais como caminhar com o cachorro, mover paralelepípedos para seu avô, ou andar de bicicleta não querem bebidas com nutrientes (viu? nada de caminha até o mercado, voltar e tomar whey, heheheh)

Quando estiver realizando trabalho de gasto de energia para queimar calorias ou perder gordura, também não é necessário líquidos com nutrientes. Se você estiver priorizando perda de gordura, desempenho e recuperação dessas sessões não são tão importantes quanto em criar um déficit calórico (essa parte muito nos interessa)

Ainda, se a ingestão calórica global da alimentação é baixa e muitas vezes está sendo gasta realizando treinos para queima energética, consumir um suplemento de cadeia ramificada de aminoácidos (BCAA) pode ser de grande ajuda (aqui é o X da questão... já que não consumimos muitos carboidratos nas dietas proteicas, talvez o BCAA seja o substituto ideal para "trabalhar" no lugar do carboidrato pós-treino)

Resumo e recomendações

Com intensos exercícios/treinos, comece a ingestão de 30g de carboidrato e 15g de proteína (em 500ml de água) por hora do tempo de treino.

Você pode dar goles do preparo durante o exercício físico ou consumir tudo imediatamente após o treino.

Você pode tanto fazer seu próprio preparo líquido ou encontrar bebidas pré-prontas que contém carboidratos de rápida digestão (ex. maltodextrina, dextrose, glicose, etc.) e proteínas (ex. proteínas hidrolisadas ou isoladas). (eu ficaria apenas com as proteínas)

Uma vez que você termina seu treino, tenha uma refeição completa dentro de uma hora ou duas (bem importante...)

Se a prioridade Nº 1 é perder massa gorda, use apenas BCAA como bebida pós-exercício. Em torno de 5 a 15g por hora de treino (200 libras ou mais = próximo de 15g, 200 libras ou menos = próximo de 5g). (diria prioridade número 1, 2 e 3, hehehhe)

Se você está enxuto, mas ainda quer perder gordura, escolha uma dose menor (tipo ½ dose) de proteína + combinação de carboidrato ou opte por BCAA.

Para Crédito Extra

A combinação de carboidrato e aminoácidos durante/após exercício cria um efeito estimulador do hormônio de crescimento e testosterona que não acontece durante o resto do dia. Em outras palavras, se você apenas consome uma bebida composta de carboidrato e proteína enquanto estiver sentado no sofá, você não terá o mesmo efeito. (importante esclarecer isso, hehehhe)

Quando escolher os carboidratos, tenha em mente que a glicose é absorvida mais rapidamente que a frutose, e soluções com altas concentrações de frutose tem estado relacionados à distúrbios gastrointestinais, maior fadiga e  maiores níveis de cortisol.

Pode ser útil adicionar creatina à sua nutrição de treinos. (me falaram que ela incha, eu não usaria...)

Aminoácidos essenciais podem ser mais importantes que o não essenciais para promover equilíbrio positivo de nitrogênio após os exercícios.



Tradução: Clécius Gomes

44 comentários:

  1. Faz mesmo toda a diferença!!! Achei excelente o post!!! Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... amei seu blog. Li o livro e comecei a dieta hj, ainda, tem um monte de dicas aqui, vou ler todas!
    Uma perguntinha, acho q vou tomar Opti Women. Vc conhece? O que vc acha? que sugestão vc tem sobre os suplementos vitaminicos da fase da indução.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Opti-women e o Opti-Men são os melhores multivitaminicos existentes no mercado. Eu tomo e aprovo...

      beijos

      Excluir
  3. Oi Ana Paula, eu ja tomei o Opti-women, atualmente tomo o Opti-MEN... São os melhores que existem. O multivitaminico é obrigatório em todas as fase.... Principalmente na indução. Quanto a outros suplementos, varia segundo seu ritmo de vida, atividades, idade, objetivos, etc. Eu tomaria também a L-carnitina, pois para mim é o melhor suplemento sugerido pelo Atkins....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm. Mt obrigada pela resposta! Vou tomar sim, vou comprar hj. E esqueci de mencionar que sou ciclista, pedalo cerca de 50 km por dia e 100 km nos fins de semana, e acredito que esses suplementos vão me ajudar. Gostei mt do seu post sobre nutrição pós exercício, vão me ajudar!
      Bj obrigada e mt sucesso pra vc!

      Excluir
    2. Só mais uma perguntinha>>
      Posso tomar Wey depois dos exercicios fisicos nessa fase de indução??

      Excluir
    3. Só se for zero carbo...... Bjs

      Excluir
  4. Olá july,seu blog é maravilhoso e já assisti seus vídeos no youtube,e já fiz aquela receita de torta salgada ficou muito bomm .É muito difícil achar farinha de soja,cortei um dobrado para achar mas consegui.vou precisar voltar a dieta do começo porque viajei e nem em todos os lugares consegui cardápios sem carboidratos tentei ao máximo naum jacar ,mas sei que sai um pouquinho da meta.Mas voltarei com força total ,já estou em casa e fiz minhas comprimnhas low carb,ah e vou sempre em seu blog fussar algumas receitinhas
    Seu blog está lincadinho ao meu pois ele é o máximo,muito obrigada!um abraço!
    lucianadoval.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana... Farinha de soja nao pode... Somente fibra de soja ou proteínas isolada de soja. Continue na sua meta e recomesse sempre. BEIJos

      Excluir
  5. Não entendi o que é BCAA. Será que vc poderia escalrecer pra mim?? Eu Faço a Atkins desde maio de 2012 e tentei malhar na academia, mas sentia muita fraqueza no fim do treino e acabei desistindo. Talvez tomando whey e BCAA seria a solução pra mim!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, volte para a academia e tome 1000mg de L-carnitina antes dos treinos. Voce pode ainda tomar o whey zero e o BCAA após os treinos.... Sobre o BCAA...


      BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada". Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo. Os BCAA's constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

      Excluir
  6. Hj pedalei 40 km, quando cheguei em casa tava mortinha, sem nenhuma energia. Tomei BCAA depois do pedal, e comi um bife com tomate, e mesmo assim fiquei com fome e fraca... Pensei em tomar um Wey protein mas fiquei com medo pois não sabia se ele era zero.. Vc tem alguma marca de wey que vc toma que possa indicar pra quem ta fazendo indução. Bjimm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, no teu caso, mais do que BCAA, você precisa da L carnitina.... Tome amanha 2000mg 1 hora antes de treinas e depois me diga.... Ela é magica... Não acelera coração e nao faz perder o sono... Eu tomo Whey ISOPURE zero carb da Nature Best. Bjs

      Excluir
    2. Ta bom Jully, vou procurar aqui na minha cidade pra comprar, caso eu não encontre terei que ir à capital... vou usar e te fale.. Obrigada, vc é um amor, sempre tão atenciosa e prestativa.

      Excluir
  7. Jully da uma mãozinha aqui...rsrs.. uma opinião
    Posso tomar Cellucor C4 Extreme nos meus treinos PESSADOS DE BIKE? Nesse link aqui fala dos complementos dele: http://www.megaformasuplementos.com.br/produto/3853343/Cellucor-C4-Extreme---Suplemento-pre-treino-com-NO3-30-doses
    Estou na fase da indução. Tomei o L carnitina como vc tinha me indicado, foram otimos pros treinos leves de bike, mas no treino pesado não senti mt efeito, e como tenho uma competição dura esse mês e já tomei e Cellucor c4 outras vezes e foi bom pra mim, mas to na duvida se interfere na dieta. Se puder deixar sua opinião ficarem grata, pois poucas pessoas entendem de suplementos pra exercicios com atkins.. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Tem bem pouco de carbo.... Para os treinos pesados pode sim,... Nao conheço o produto... Se é liberado pela Anvisa.... Na Atkins tb ta liberado.... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu perguntar? Ja foi num medico? O suplemento tem sinefrina.... Faça seus exames antes....

      Excluir
    2. Não fui Jully. Mas devo ir né, fazer exames... obrigada pela atenção!

      Excluir
  9. Oi Jully, acompanho seu blog e me dá uma luz please, comprei o Picolinato de Cromo da NeoNutri, eis a questão: Só agora olhei que contém moltodextrina, cápsula de gelatina(gelatina,dióxido de titânio,corantes titânio,amarelo 10 amarelo crepúsculo,azul 1 conservante e água), picolinato de cromo e antiumectante dióxido de silício.
    .... Vai atrapalhar a minha dieta???
    Vc poderia me indicar outra marca?
    Agradeço imensamente.!! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só... tomei várias vezes o Picolinato de várias marcas e de várias dosagens. Quer saber a verdade? Nenhum efeito, nadica.... Se você conseguir trocar por outro produto, compre vitaminas, o BCAA (se fizer atividade física) ou a carnitina. Evite sim a maltodextrina na composição. PODE travar a dieta... Se não conseguir trocar, tome mesmo assim e fiquei mais atento(a) aos rótulos da próxima vez. Beijos

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas dicas. O teu blog é muito valioso, obrigada por compartilhar! Abraços

      Excluir
  10. O "povo" quer saber:
    Receita com passo a passo do "Empadão Maromba"!!!
    Rsrsrsrs!!!!
    Ficou lindo, e deve ter ficado mais gostoso ainda!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "povo" não leu o post do Salgado Maromba? é a mesma receita, só coloquei em uma forma, hehehheh. bjs

      Excluir
    2. Esse "povo" não tem jeito mesmo, né?
      Quer tudo na mão...
      Se deixar, na boca!
      Rsrsrsrsrs!!!!
      Brigada, querida!

      Excluir
  11. Oi July,
    Estava justamente pesquisando sobre esse assunto!
    Minha dúvida é o que comer/beber antes de malhar, pois meu pré-treino é tb minha primeira refeição. Acordo as 6h e 6:30 tô na academia.
    bjs..
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, não poderia te dizer o que comer... depende de quanto você tem a perder, como é suas atividades na academia... mais aerobio, musculação? alta intensidade? baixa?... quais suplementos você utiliza... etc..

      Excluir
  12. July queria saber se vc conseguiu executar seus exercicios que exigem mais força e intensidade com essa dieta. Estou desesperada, quando faço tento pedalar forte não consigo, pois minhas forças estão esgotadas, sinto meu corpo sem energia e no jump tb não consigo pular direito, páro toda hora sentindo esgotada para exercicios. Tomo sempre antes dos exercicios a L carnitina, estou tomando cromo e tomo tb bcaa depois dos exercicos e to fazendo uso da vitamina opit women... Não sei mais o q fazer... mt triste mesmo ( no meu 14º dia de indução, quero desistir) :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, seu corpo vai levar um tempo para se adaptar. Eu passava mal no Jump e sentava 3 vezes por aula. Passava mal nas aulas de Ritmos/dança e sentava. Passava mal na musculação e não conseguia correr nem 5km/h. Ficava branca e achava que ia morrer...... Mas o corpo precisa se cetoadaptar.... É normal e vai passar....cada vez melhora mais. Mas demora um pouco. Pelo menos 4 meses. Mas continue e não desista, pq depois vale MUITO a pena. Vc vai ser uma pessoa mais disposta e ativa sem depender da praga do carboidrato. Sugiro que continue tomando esses suplementos. Se puder usar um Whey Isolado (Gosto do best nature) tz como pré-treino te ajude. Não desista e me escreva sempre que precisar de uma palavra de incentivo. Beijos!!! 😘😘😘😘😘

      Excluir
  13. Aii Jully.. mt obrigada, é mt bom saber que alguem sentiu o mesmo que eu e superou, achei que fosse só comigo que acontecia isso, então agora tenho certeza mesmo q vai passar, vou persistir! Muito obrigada por me responder e ajudar, mt obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana... mais uma dica... não fale a ninguém da sua academia que esta fazendo esta dieta. A maioria dos profissionais não aprova. Além de passar mal eu ainda tinha que escutar sermão toda vez. Acabei ficando rotulada como "aquela que não come". Outro dia sentei pq estava com muita cólica, aí começaram a falar que era pq eu não comia... eu respondi ao professor: o dia que vc menstruar, aí vem falar comigo, hehehheh. E todos levamos na brincadeira. As pessoas desconhecem e interpretam como querem. Me mande seu e-mail para a gente conversar. Beijos

      Excluir
    2. É verdade Jully.. Vc tem toda razão
      meu email: anapaulamlr@hotmail.com
      fico mais no face... me add se for possivel: https://www.facebook.com/estrelalobos

      Excluir
    3. É verdade Jully.. Vc tem toda razão
      meu email: anapaulamlr@hotmail.com
      fico mais no face... me add se for possivel: https://www.facebook.com/estrelalobos

      Excluir
  14. Jully, vc costuma comprar por algum site o Opti-women? E por que vc está preferindo o Opti-Man?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, Essas vitaminas que comprei mandei vir dos EUA, de amigos e tal... fica BEM mais barato, mesmo pagando uma taxinha para eles (lá custa uns 20 dólares...) Já tomei a versão women... mas vi que a versão MEN é muito boa, pois tem ginseng e várias outras coisas.... por isso optei por ela. Veja na net a composição das duas e escolha qual é melhor para você. Beijocas...

      Excluir
  15. Olá tenho uma duvida, vou entrar n adieta de indução, o que faço se sair da dieta de indução? e depois dos 15 dias de indução como dou sequencia?
    obrigado

    ResponderExcluir
  16. Antes de tudo leia o livro: A dieta revolucionaria do dr. Atkins. Se ainda tiver duvidas é só falar. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi jully,
    Mas o opti women e o opti men nao contem carboidratos, açucar maltodrexina neh? Tipo, eles nao chegam a fazer a gnte sair da dieta, contando mais carboidratos?
    Obrigada desde jah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada nada de carbos.... E nenhum componente que atrapalhe nossa dieta. Bjs

      Excluir
  18. O que consumir antes dos treinos??? Voce falou bastante sobre o durante e depois, mas antes só vejo voce falando de Lcarnitina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, para ganhar massa, comia junto com a carnitina e o BCAA, 50 a 100g de batata doce mais proteína, ovo, ou whey. Mas depende do seu objetivo, emagrecer, ganhar massa, manter??? bjs

      Excluir
  19. Oi Jully bom dia querida!!! tudo bem com você? Descobri seu blog agora querida e te confesso que ainda estou cafuçando tudo rsrs mas já tô adorando, adotei o estilo de vida atkins tem 10 meses e para buscar mais motivação resolvi te acompanhar. Você tá linda, meu parabens! eu tenho o livro digital uma nova atkins para uma nova você mas gostaria de adquirir o impresso. Você tem uma livraria, editora que possa fazer pedidos on line? Sou do RJ. Um grande abraço e nos falamos por aí... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda. Tudo bom... Infelizmente não conheço nenhuma editora. Um abraço.
      Jully

      Excluir