domingo, 27 de outubro de 2013

Pesos e medidas: fazendo um balanço

Gente, vim aqui falar um pouquinho do processo de emagrecimento junto com a atividade física. Como não sou da área e não estudei para isso, não posso falar sobre a teoria ou sobre como deve ser, a única coisa que posso fazer é dividir com vocês a minha experiência. Essa semana fiz mais uma avaliação na academia e sempre é bom parar e refletir sobre o andamento do emagrecimento. Quando a gente faz atividade física, a balança não é o melhor método de acompanhar a evolução, porque enquanto nos exercitamos, ganhamos também músculos. Devemos considerar a qualidade da composição corporal, e quanto mais músculos, mais nosso metabolismo fica acelerado, e mais emagrecemos. Como passei a vida toda no efeito sanfona, sempre me preocupei em emagrecer, mas nunca pensei na qualidade da pele, da musculatura, e nem em um programa que me mantivesse magra. Então curtia o corpão, voltava a comer e consequentemente a engordar. Não sei quando dá o click, talvez o meu click tenha a ver com a idade, senti que com 30 anos já não conseguia emagrecer como quando tinha 20 e por isso tive medo. Mas tive medo também pela minha saúde, e pela minha filha. Medo de não educar direito sobre como devemos nos alimentar e mesmo que minha filha não estivesse muito acima do peso, mas estava caminhando para isso. Então, como dizer que não pode comer porcarias se eu mesma comia? Kd o exemplo?


Kd o músculo da pessoa? kkkkkkkk 
FOTO ANTES (11/2012)


Quando comecei meu processo de emagrecimento pesava 85,0kg, mas na minha primeira avaliação na academia estava com 81,50. De lá para cá foram quase 15kg, e este "quase" quer mostrar certa relatividade... eu explico. Como falei antes, o peso final da balança é apenas um dos fatores que devemos levar em conta quando estamos emagrecendo. Na verdade, ele é um dos mais imprecisos. As medidas tiradas com a fita métrica são nossos melhores parâmetros. Então, se você esta começando, mais do que se pesar, deve medir as principais circunferências do corpo. Infelizmente os instrutores que fizeram minhas avaliações não eram os mesmos e por isso algumas alterações não são tão fidedignas, tem gente que aperta mais a dobra, mais pra cá ou mais pra lá e isso dá diferença, mas de forma geral dá para ter uma noção. Basicamente comecei com quase 30% de gordura no corpo!!! e agora estou chegando a quase 20%, isso é bom demais... Estiquei minha altura em 2 centímetros, isso é decorrente do alongamento das fibras musculares, tb adorei!!! heheheh, não que eu seja baixinha, mas gostei da nova medida e da minha postura que melhorou muito. Agora, olha a minha coxa!!! Que vergonha, de 43 para 29!!! São 14 a menos de dobra cutânea, quer dizer, de gordura!!!!! Tenho dúvidas sobre o meu peso muscular, porque acho difícil que eu tenha perdido tanto peso lá no início. Não sei se tem a ver com a troca de instrutores e tal. Então vou comentar só os últimos dois resultados, porque fiz treino de hipertrofia e ganhei mais de 3 kg de músculo. O que pode ser percebido na foto inicial, olha o braço da mainha!!! É isso que vocês devem ficar atentos, comparar os treinos com os resultados, exigir explicações dos instrutores, entender o que esta acontecendo!! Cuidas para não perder músculos... lá no começo, nem pensava nisso, nem perguntava nada, só queria saber o resultado da balança.... mas a gente aprende e espero que vocês tb fiquem mais conscientes do próprio processo de emagrecimento saudável. Já falei no Instagram, mas vou falar aqui, invistam em um bom Whey, com BCAA... ou pelo menos só o BCAA... é fundamental para ganhar e manter a massa muscular. Leiam, estudem, perguntem...
Para que tem medo dessa dieta, de comer bacon, torresmo, ovo, etc. porque acha que pode aumentar os triglicerídeos ou colesterol, segue os resultados do meu exame de 1 ano atrás e desse mês:
09/10/2012
Glicemia em jejum: 80mg/dL (normal até 99)
Triglicerídeos: 102mg/dL (desejável menos que 150)
Colesterol Total: 196mg/dL (desejável menos que 200)
 10/10/2013
Glicemia em jejum: 88mg/dL (normal até 99)
Triglicerídeos: 91mg/dL (desejável menos que 150)
Colesterol Total: 143mg/dL (desejável menos que 200)
Em vários exames tive problemas com triglicerídeos, mas desde que comecei a dieta, venho melhorando os resultados, como vocês podem ver ali em cima. 




Ainda não ta 100%, mas estou no caminho certo!!
FOTO DURANTE (10/2013)


Espero ter inspirado pelo menos uma reflexão no coração de vocês... 
Grande beijo
Jully



10 comentários:

  1. Adorei o post, Jully! E vc está lindona!!! Parabéns... bjooo

    ResponderExcluir
  2. E eu é que sou linda, né????
    E você, "meo Deos", o que é???
    Jully, além do sua forma maravilhosa, da mudança visível, o que vejo em suas palavras e a mais absoluta verdade.
    É como se a minha própria experiência pessoal tivesse sido escrita por outra pessoa!...
    E o mais impressionante é que, quando se chega a essa "consciência", o corpo fica bem, sim, mas a cabeça fica melhor ainda!
    Sempre fui uma pessoa cujo humor vivia "atado" à balança; oscilando com ela, para o "bem" e para o "mal".
    Em 07 meses na nova práitica alimentar, acompanhada pela atividade física - descontando o período inicial em que perdemos mais peso - aprendi a conviver com pequenas alterações na balança, a observar mais a linguagem do corpo... Comecei a perceber - admiradíssima - que, roupas que eu usava com 3, 4kg a menos já me serviam perfeitamente...
    E, quando a avaliação física confirmou isso, pela primeira vez, foquei em outros aspectos dela, e não em "quanto já perdi?", ou, o pior "quanto falta pra eu perder"?
    E, pela primeira vez, estou pensando mais em "ganhar" do que "perder"!
    É claro que ainda não estou no "seu ponto", mas caminhando... Rsrsrsrsrs!!!
    E você seguindo na frente é uma inspiração e tanto!
    Obrigada, pela visita carinhosa, e por compartilhar essas experiências.
    Elas são fundamentais pra gente seguir em frente.
    Beijos.

    P.S Só vi esse post hoje. Já comentei com você, mas algo está acontecendo. Seu blog não está sendo atualizado no meu blogroll, algumas páginas que eu tinha linkado não abrem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntas nisso!!! Aí ficamos mais fortes, amiga;;..

      Sobre o blog, não sei o que está acontecendo, se mais alguém estiver com dificuldades de visualizar, deixa uma recadinho aqui...

      bjs

      Excluir
    2. Voltei pra "babar" mais um pouquinho...
      Estou "encantada" com o seu progresso!
      Como é bom ver assim, na avaliação, preto no branco, né?
      No caso, "preto no rosa"! Rsrsrsrs!!!
      Não há dúvida de que você está no caminho certo!
      Beijos, e parabéns, de novo! Mil vezes!

      Excluir
  3. Comentei com a Clarissa, e vim aqui agora dizer em público rs

    Tu é top e vai pra academia de top!!!
    Merecedora de todo sucesso que veio do teu empenho!

    Lilly

    ResponderExcluir
  4. Comentei com a Clarissa em off mas vim aqui dizer publicamente...
    Tu é top e vai pra academia de top!
    és merecedora de todo o sucesso que veio do teu grande empenho!

    beijo

    Lilly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!!!
      "Amei" isso!!!
      E assino em baixo!
      (E quero ir de top pra academia também um dia!!!)

      Excluir
    2. Hahahaha!!!
      "Amei" isso!!!
      E assino em baixo!
      (E quero ir de top pra academia também um dia!!!)

      Excluir
  5. July! Primeira vez lendo seu blogg e já adorei!! Viciada em Atkins há três semanas e agora fiel seguidora!!! Ainda mais animada depois de ler seus depoimentos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jully, tudo bem? Sou relativamente nova aqui no blog mas, sinceramente, você já é um dos maiores exemplos para mim. Queria primeiramente parabenizá-la pela sua mega conquista! Sei que não deve ter sido nem um pouquinho fácil. Um dia eu quero alcançar a minha meta como você e poder me olhar no espelho sem me sentir mal, ver que eu consegui o que sempre quis. Juro, te admiro muito!
    E segundo, eu gostaria de saber o que comer (sem ser suplementos) antes e depois de uma corrida de 30 minutos mais ou menos, e o que comer antes e depois de um treino na academia para não me sentir fraca e nem estragar a dieta que eu morro de medo.
    Parabéns de novo!
    Beijos, Bia.

    ResponderExcluir