terça-feira, 26 de novembro de 2013

Quanta proteína, gorduras e carboidratos você come?

Bom dia

Continuo firme e forte na minha nova indução, que aos poucos vou contar, porque as coisas ainda estão em curso. Hoje vim falar das proporções e das quantidades que estou consumindo. Ontem fiz um post sobre alguns erros que podemos cometer em relação ao estado de cetose nutricional (aqui), falei também dos alimentos que podem ajudar nesse período, quem não leu, leia, pois vale a pena. Primeiramente cada organismo é de um jeito e o que vale pra mim, pode não valer para você, então não adianta me perguntar se pode comer isso ou aquilo, se vai engordar ou não, porque eu não sei. Eu tomo café e tudo bem, mas tem gente que toma café e trava ou tem compulsão, sei lá. Falo isso porque MUITA gente me faz perguntas que eu não tenho como responder, primeiro porque não sou nutricionista, nem especialista, segundo porque DEPENDE!! Cada um deve testar e ver como seu corpo reage, ok? Esclarecido isso vamos às proporções. Li no blog "Fat New World" sobre o excesso de proteínas e algumas quantidades no post: "Porque muitos falham a entrar em cetose". Ingerir muita proteína fará com que esse excesso libere glicose, e a cada 2g de proteína consumida, 1 a 1,2g é potencialmente convertida em glicose. Por exemplo, cada 100g de proteína podem ser derivadas 57g de glicose. O que atrapalha consideravelmente a cetose se você comer 300 ou 400g, façam os cálculos. Sobre a quantidade de gordura a se consumir, sempre achei muito difícil saber qual seria o melhor valor, então vi neste post uma proporção que me agradou e facilitou meus cálculos: 

"Uma fórmula eficaz utilizada em quadros clínicos é um consumo de gordura que excede o dobro dos hidratos de carbono mais metade da proteína, por exemplo, 300g de gordura, 50g de hidratos de carbono e 100g de proteína. Tendo isto em conta, é transparente a razão porque muitos dos que utilizam as dietas cetogénicas para fins estéticos falham em atingir a cetonúria ideal: demasiada proteína". 



No meu caso, tenho 69kg (arredondados, heheh), estou comendo em média 20g de carbos (indução), isso quer dizer que devo comer 178g de gordura. Sobre a quantidade de proteína eu não expliquei: assim, algumas dietas low carb sugerem que se coma 0,8g por cada quilo de massa magra. Eu tenho 40kg de massa magra, então deveria comer 32g de proteína/dia. No momento isso é inviável, gente, isso seria comer 1 bife de 100g e mais 2 ou 3 ovos, e eu iria morrer de fomeeee, kkkk. Nessas dietas existe ainda o dia da recarga, o que não tem na nossa dieta, então acredito que não seja possível fazer uma equivalência entre as dietas. Agora estou fazendo o que muitos nutricionistas sugerem para quem quer emagrecer, comer 1g de proteína para cada quilo da pessoa (SEM DEIXAR DE FAZER ATIVIDADE FÍSICA!!!). Assim eu estabeleci que vou comer em média 69g de proteína/dia, entenderam? Caso não funcione, vou reduzir mais um pouco, tipo 0,8g/quilo corporal, isso daria 55g de proteína/dia.  Acho que cada um terá que procurar a sua proporção ideal, mas partir de um número assim, já ajuda. 


Antes, eu confesso, nunca contei nada. Não tenho paciência para ficar pesquisando ou olhando listas e tal. Mas fiquei animada com o aplicativo FatSecret que conta tudo rapidinho e tem informações já registradas de produtos industrializados (é grátis!!). Se algum produto não esta cadastrado, você mesmo pode cadastrar com o código de barras, não é legal? 

Mas, por que tem tanta foto do meu Quindim de coco "high-fat" neste post? Porque é uma receitinha que esta me ajudando a tapar o buraco da fome nos lanches, pois tem poucos carbos, pouca proteína e muita gordura boa!!! Fiz até uma tabelinha com as informações nutricionais da receita, espero que gostem. 


 Preparo:

1. Bata todos os ingrediente em uma tigela;
2. Coloque o creme em um ramekim e leve ao forno (180°) por 30 minutos ou até dourar. 
3. Salpique metade do coco ralado sobre o quindim;

Se preferir use umas gotas de essência de baunilha.




PS1. Na indução estendida é possível comer coco ralado. Caso você esteja fazendo a indução pela primeira vez, retire o coco, pois ficará gostoso igualmente.

PS2. É fundamental você pesar todos os seus alimentos durante esse período e assim reaprender a comer. 

PS3. Neste mesmo post vi que a ingestão de glutamina pode atrapalhar o estado de cetose, assim eu retirei este aminoácido da minha dieta. Vale a pena ler a respeito e decidir o que você quer fazer. veja este trecho:

"Para piorar as coisas, alguns caem no erro de suplementar a dieta com glutamina de forma a beneficiar do papel anti-catabólico que lhe é atribuído (embora duvidoso deixam-me dizer). A glutamina é um aminoácido gluconeogénico que em condições de baixo nível de insulina eleva consideravelmente a produção de glicose no fígado e rim. A concentração plasmática de glutamina relaciona-se de forma inversa com a glucagina, uma hormona que estimula a síntese de novo de glicose. Isto acontece porque a glutamina é preferencialmente mobilizada para a gluconeogénese [7]. A suplementação, aliada a uma dieta consideravelmente rica em proteína, pode ser, e geralmente é, um factor limitante para o sucesso dos regimes cetogénicos. "



22 comentários:

  1. Oi! Não entendi direito a fórmula... Se é o dobro de hidratos de carbono (dobro de 20g), mais a metade da proteína (metade de 69g), no seu caso não deveria ser 74,5 g de gordura? Poderia explicar melhor?

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  2. uso o Fatsecret todos os dias!!! confesso tbm que nunca fui de querer saber o que cada alimento continha, mas depois que comecei a atkins, percebi que não é assim um monstro de 7 cabeças. eu amando!!!!

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  3. Raaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Adorei!
    Tu tá top de top!!!!! Rsrsrsrsrs!!!
    E sabe o que mais?
    Consegui visualizar os vídeos no Insta!!! Finalmente!
    Beijos!

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  4. P.S
    Sobre este post, ainda sem comentários, porque estou "lendo com calma"...
    (Pra não dizer que estou com preguiça de fazer as contas, pesar alimentos, etc....)
    Tenho é que enfrentar esse "monstro de sete cabeças", como bem disse a "companheira" aí acima.
    Beijos.

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  5. Entao tu ta comendo...20g d carb..69 de proteina e 178 de gordura? Bru

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  6. Oi Jully! Vim agradecer seu empenho no blog... graças a ele tomei coragem e comecei há 11 dias a indução e já perdi 6kg! Estou impressionada, mas é fato que precisa de muita força de vontade e um pouco de gymnena silvestre pra a formiga que mora em mim baixar a bola...hahaha. Tenho uma dúvida, pois vejo esses doces gostosos com mais de 2g de carbo, e, talvez tenha entendido errado, mas na indução não seria permitido no máximo 2g de carbo por porção? Ah! E tamb[em achei o máximo suas orientações na receita sobre elas serem permitidas em qual fase =D
    Parabéns pelas conquistas!

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    1. Obrigada, querida.... Em 11 dias, 6 kg é maravilhoso.... Vc esta pesando os alimentos? Alguma proporção? Sobre os carbos, depende...a gente nao precisa fazer 5 refeições... E nao precisar ter carbos em todas as refeiçoes.... Cada um monta do seu jeito. Boa sorte e continue contando seus progressos. Bjs

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  7. Olá Jully!!! estou acompanhando o seu blog e estou amando... suas receitas e dicas são d++++.
    me diga uma coisa, vc mede qto de altura???? é que me identifiquei com o seu peso... e achei interessante esses calculas de qto de proteina se deve ingerir coisa e tal... confesso que menos de 80g pra mim é bem dificil... nao sofro sem carb mas se proteina affff....e pelo que vi teria q comer no maximo 67g de proteina(1g por kg) heheh... como vc faz? beijosss ah estais linda hein... corpãoooo

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  8. Olá Jully!!! estou acompanhando o seu blog e estou amando... suas receitas e dicas são d++++.
    me diga uma coisa, vc mede qto de altura???? é que me identifiquei com o seu peso... e achei interessante esses calculas de qto de proteina se deve ingerir coisa e tal... confesso que menos de 80g pra mim é bem dificil... nao sofro sem carb mas se proteina affff....e pelo que vi teria q comer no maximo 67g de proteina(1g por kg) heheh... como vc faz? beijosss ah estais linda hein... corpãoooo

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    1. Uma parte respondi no outro comentario, mas esqueci de dizer minha altura, é 1,67. Bjs lindona.

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  9. Jully, vc tá lindona hein!!!!! parabens!!! vi suas fotos no instagran...
    amada, qto vc me de altura??? é que tenho dificuldade em diminuir o consumo de proteina menina, menos 80g morro de fome, e pelo que li, seria 67g no maximo.... como vc faz para suprir essa necessidade? beijaoooo

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  10. Menina, tb sou uma morta de fome, hehehhe. Achei que não iria conseguir, mas depois dos primeiros dias fica fácil. Pra isso a gente aumenta a gordura, e acaba nem sentindo fome. Faça o teste por uns dias e veja como funciona. Agora como no maximo 60g e nao fico com fome.

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  11. Valeu Jully vou me esforçar.... e rumo aos 63kg. beijaoooo

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  12. olá!!!
    se eu não tiver nata posso substituir por creme de leite 0 carb?
    E esta nata é aquelas de pote?

    Obrigada!

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    1. O creme de leite tem em média 35% de gordura, já a nata tem em média 50% de gordura. Ela é muito melhor.

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    2. Lembre q o creme de leite tem pelo menos 0,5g de carbo por colher, isso quer dizer q cada caixinha de 200ml, tem 10g de carboidratos. Bjs

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  13. Jully, que óleo de coco é esse que tu usa?
    Porque todos que já consumi tem de 12~14g gordura por colher de sopa, estranhei este ter mais.

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    1. Vc tem razão, são 12g de gordura... eu devo ter colocado no app mais de uma colher e ficou assim... falha minha. bjs

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  14. Nossa amei seu blog, mas não consigo entender essa conta de jeito nenhum! Devo ser mto burra hahahaha. Eu tenho 58kg e to comendo 20gr de carbo...como faço a conta? Obrigada!

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    1. Pri... isso é muito relativo...pois depende de quanto vc gasta por dia, como é teu metabolismo... quando de atividade vc faz e quais atividades. Se vc tem 58kg e quiser comer 1,8g para cada kilo corporal, vc comeria 104g de proteína por dia. Se vc faz indução, deveria comer entre 70 a 80% de gordura. Aí é só fazer uma regra de três para encontrar a quantidade de gordura que vc deveria ingerir. bjs

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