terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Molhos de azeite: Pesto e Chimichurri



Eu sempre digo, o segredo de não sair da dieta é ter SABOR!!! Até uma alface, que para muitos não tem gosto de nada, pode ter um TCHAMMMMM!!!. Os molhos de azeite são ótimos para dar esse thammm.

Vou falar de 2 molhos hoje, o chimichurri só conheci esses dias, mas o pesto já conhecia há alguns anos.  Os dois são ótimos!!!

O pesto é um molho que tem origem em Gênova, uma região muito charmosa do norte da Itália. O pesto tradicional é feito de manjericão (basílico em italiano), azeite, pinoli (são uns pinhões finos), alho e sal. Isso tudo é amassado em um pilão até ficar na consistência. Eu não sei se o queijo Grana foi introduzido posteriormente, mas quando morava na Itália, o pesto ensinado e vendido também tinha queijo Grana. Esse queijo é similar ao Parmesão que conhecemos por aqui, é gorduroso e bem duro, geralmente se come ralado sobre a comida (ex. sobre o carpaccio). 

 A base do molho é essa, mas nossa criatividade pode adaptar e fazer um ótimo pesto com o que temos em casa.

O pesto de manjericão é fantástico, mas você pode fazer com outras folhas ou combinando algumas folhas no mesmo pesto. Sugiro a rúcula e a salsinha, mas isso é a gosto, vocês devem provar e ver o que fica melhor. 

Uma versão mais low carb pode substituir o pinoli por castanhas, pode ser do pará, de cajú ou amêndoas. Acho que se você quiser fazer sem elas também vai ficar gostoso. Vai de como você elaborou a sua dieta e suas necessidades. (Eu usei farinha de amêndoas)

O azeite deve ser de ÓTIMA qualidade, eu acho que vale a pena comprar um azeite Italiano para não errar, nos grandes supermercados já tem ótimas marcas com um preço acessível. Os melhores azeites tem acidez de 0,5%. 

O alho não tem substituição, ele vai dar um sabor único. 

O queijo pode ser o parmesão ou qualquer um que seja gorduroso e duro. SE não tiver mesmoooo, faça com um queijo qualquer ou faça sem queijo mesmo, que vai dar certo.

Pesto de Manjericão e Rúcula

Ingredientes
1 maço de manjericão
1 maço de rúcula
50g de amêndoas
50g de queijo parmesão
1 dente de alho
Sal e pimenta a gosto
1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
4 colheres de sopa de água quente¹


Preparo
1. Coloque as folhas, as amêndoas, o queijo e o alho em um processador e triture bem.
2. Acrescente o azeite e continue triturando até ficar homogêneo.
3. Prove e acrescente o sal e a pimenta a gosto.
4. Conserve na geladeira. 

Quem gosta de vídeos de receita, sugiro assistir o Jamie Oliver fazendo pesto (aqui). 

 


Não poderia deixar de falar do Chimichurri, que eu conheci recentemente em um restaurante. Em uma pesquisa rápida aprendi que:

O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.


A receita peguei da internet: (assista o vídeo aqui)

Ingrediente
08 dentes de alho
02 xícaras de sopa de Vinagre de Vinho
1 a 2 colheres de Limão Siciliano
100 a 175 ml de Azeite Extra Virgem
½ colher de chá de sal
 ½ colher de chá de pimenta do reino
1 colher de Folha do Aipo



Preparo
Misture bem todos estes ingredientes. Deixe descansar esta mistura para apurar o sabor e servir junto com a saladas, ovos ou carnes.

Como vocês podem notar, cada um faz o chimichurri que prefere, faça as suas variações com as opções que citei acima.  Espero que tenham gostado!
Beijos



¹Se quiser deixar o pesto com uma textura mais oleosa, não acrescente água.

6 comentários:

  1. Adoooooro pesto!
    Chimichurri, já provei, mas nunca fiz....
    Também nunca fiz o pesto pra guardar...
    Quanto tempo você acha que ele pode "durar" na geladeira?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho ctz, acho que 1 semana, ne? Bjs

      Excluir
  2. Jully, quero perguntar uma coisa nada haver com o post. Você continua tomando L-Cartinina para malhar? vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo sendo muito fã da Carnitina. Só precisa ver se vai atrapalhar na cetose, se vc estiver fazendo dieta cetogênica. Bjs

      Excluir
  3. Jully, no chimichurri vão 2 xícaras ou duas colheres de vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 colheres, vou arrumar ali. Obrigada. Bjs

      Excluir