sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pão branco low carb

Olá amig@s,

Um dos grandes desafios do estilo de vida low carb é adaptar o famoso pão "branco". Eu tenho algumas versões com grãos (aqui), tem a versão Subway (aqui), e o melhor até o momento era o pão de farinha de banana verde (aqui), mas como a gente sabe, não é a mesma coisa. Na verdade NUNCA vai ser a mesma coisa, porque nas nossas versões saudáveis não vamos induzir picos de insulina comendo aquela porcaria cheia de farinha refinada. O nosso pão é muito melhor, porque não vem cheio de culpa, neam??? Com o tempo a gente acostuma e nem sente mais prazer comendo o velho pãozinho. Ontem mesmo teve pizzada em família aqui em casa, eu até poderia ter comido, já que estou quase no meu peso, mas, sinceramente? Não tava a fim... ter dor de cabeça, ficar inchada e outros sintomas, não valia a pena. E podia até desencadear uma compulsão... Tomei sim uma taça de vinho, porque essa não me faz mal e me dá prazer. É isso aí, com o tempo..., mas para chegar aqui foram MUITOS passos!!! Como eu digo, "não é fácil, mas também não é difícil", hehehehhehehehe.  

Vamos ao pão! Encontrei essa receita no Instagram da @lchf_4life mesmo já tendo testado muitas receitas, eu ainda não perdi as esperanças. Não tanto por mim, mas pelo meu marido que sente muita falta de pão!! Só mudei umas coisinhas, coloquei mais creme de leite, um pouco de adoçante (porque gostava de pão mais docinho) e reduzi os ovos. Dica para quem quer deixar sem gosto de ovo, peneire as gemas, ok? Eu não fiz, não achei com gosto de ovo, mas tem gente que é muito sensível ao gosto, então é melhor prevenir. Outra dica, se você quiser um formato de pão de hambúrguer, coloque em vários refratários redondos ou ramekins, aí ele fica certinho... Receita quando é muito boa tem que vir para o blog, então está aí, aproveitem!!!



Ingredientes
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de creme de leite ou nata
1 xícara de queijo ralado (misturei aquele de pacote com muçarela)
2 xícaras de farinha de amêndoas (ou castanha de caju - que foi a que usei, mais barata e saborosa)
1 colher de sopa de fermento em pó químico
Adoçante de sucralose a gosto (opcional)



Preparo
1. Bata em um liquidificador os ovos, o creme de leite, a manteiga e o queijo ralado.
Você pode continuar a receita no liquidificador ou passar para a batedeira ou bater a mão. Ficará uma massa pastosa encorpada, mas acho importante bater até aqui no liquidificador. 
2. Acrescente a farinha de amêndoas ou de castanha de caju e bata novamente até ficar uma mistura homogênea.
3. Acrescente o fermento e misture levemente, até incorporar na massa.
4. Leve ao forno a 180° por 30 minutos ou até dourar.

Fica melhor frio.


26 comentários:

  1. Oi Jully, sou eu..... o livro chegou com dedicatória, fiquei feliz..! vou testar algumas receitas já neste findi...! neste pão que você mostrou agora, onde você diz caju, é castanha de caju, né? vou testá-lo também. Abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jully, Descobri seu blog hoje e quero testar um desses pães. Será que dá certo essa receita substituindo a farinha de amêndoas por farinha de banana verde e/ou linhaça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que funciona, mistura as duas... O jeito é testar mesmo.. Bjs

      Excluir
  3. Olá, Jully, Descobri seu blog hoje e quero testar um desses pães. Será que dá certo essa receita substituindo a farinha de amêndoas por farinha de banana verde e/ou linhaça?

    ResponderExcluir
  4. Oi Jully, onde vc compra a farinha de castanha de caju? Vc sabe a quantidade de carbs dessa farinha?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, eu compro essa farinha já pronta em uma loja de produtos naturais aqui da minha cidade, chama Vida Natural Empórium. Ela é vendida a granel. Acho que paguei 2,00 cada 100g.
      Cada 100g gramas dessa farinha, tem umas 30g de carboidratos, sendo 3 de fibras.
      16g de proteínas
      47g de gordura
      Para diminuir os carbos do pão você pode combinar com outras farinhas, como a farinha de linhaça. Ideal também para comer antes ou depois de treinar, assim os carboidratos são aproveitados.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Jully,

    Fiz esse pão ontem e ficou simplesmente maravilhoso. Já estava saturada do pão com farelo de trigo e esse é delicioso e alimenta bem.

    Fui buscar a sua receita de cheesecake fake mas o blog não está mais mostrando. Como faço para encontrá-la?

    Beijos, obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... as receitas de cheesecake vc encontra aqui... http://lowcarbaultimadietadaminhavida.blogspot.com.br//search?q=cheesecake&btnG=Pesquisar

      bjs

      Excluir
  6. Muito obrigada, Jully, consegui achar. Eu já tinha feito esta sua receita e deu super certo, mas fui repetir e acho que esqueci de alguma coisa e deu errado. Vou tentar de novo e comer com esse pão. Beijos e obrigada, viu?

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, Jully, consegui achar. Eu já tinha feito esta sua receita e deu super certo, mas fui repetir e acho que esqueci de alguma coisa e deu errado. Vou tentar de novo e comer com esse pão. Beijos e obrigada, viu?

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju..sera que da certo se fizer ele sem o adoçante e com uma pitadinha de sal?? Estou sentindo falta de coisas salgadas. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Jully.me diz como vc saiu do platô. Estou a 4 meses sem perder nada e ainda falta uns 12 quilos.

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz essa receita apenas com farinha de coco e infelizmente não deu certo. O pão ficou muito 'seco' e meio 'farinhento', rsrs,. Alguém aqui já tentou apenas com a farinha de coco?

    Obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
  11. A farinha de coco é um pouco cruel..ela deixa as receitas mais pesadas e secas.. misturar as farinhas é uma boa opção..

    ResponderExcluir
  12. Mudando a quantidade dos macronutrientes, aumentando a atividade física... veja se estas com infecção urinária... verifique suas vitaminas no sangue... B12 e D são muito importantes... E se puder procure um nutricionista, ele vai te ajudar... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei de tudo...mudei cardápio, tirei laticínios, malhei em jejum, e nada. Eu tomo vitamina D e um outro complexo vitamínico . Meu platô vai fazer 6 meses.

      Excluir
    2. Simone. Neste caso vai precisar de um acompanhamento com uma nutricionista. Acabei de descobrir que estou com problemas hormonais. Vc toma pilula? Meus exames deram todos alterados, mas só dá para saber disso com um acompanhamento sério. Beijos

      Excluir
  13. Olá! Como não tinha farinha de castanha ou amendoas, fiz o pão com farinha de linhaça e chia e com farinha de coco e ficou muito ruim kkkkk
    ficou muito massudo e pesado, que pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Cada farinha deixa uma textura diferente nas receitas. Nos bolos e nos pães é ainda mais difícil encontrar a textura certa. As farinhas que vc citou deixam as massas pesadas mesmo. Teste conforme a receita, pois o resultado é ótimo.
      Beijão

      Excluir
  14. Jully do céu!! QUE RE- CEI-TAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Deliciosaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Na verdade eu fiz a metade da receita pq ñ tinha mais farinha de amendoas, coloquei: 1 ovo, 1 colher de manteiga, 2 colh de creme de leite, acho que umas 20 gramas de queijo parmesao ralado de pacotinho, 1 xic. de farinha de amendoas e 1 colh de cha de fermento..... e virou um bolo Delicioso d+!!!!!! to súper emocionada kkkkk....pq depois que comecei a comer comida de verdade nunca encontrei um bolo com gosto de bolo!!!!!! Brigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bommmmm!!! Muito feliz por esses relatos. Beijão

      Excluir
  15. Jully, conheci teu blog ontem e já fiz essa receita hoje. Só posso dizer uma coisa: quem faz LCHF, independente de amar pão ou não, sente falta de comidas desse tipo e de todas as receitas que tentei nesses meses de dieta, essa é - sem dúvida! - a melhor de todas. O pão/bolo fica realmente saboroso.

    Obrigada por compartilhar! Vou testar outras em breve, mas o pão já virou freguês aqui em casa, com certeza!

    ResponderExcluir